Salvador 475 anos: Aratu On Explica 6 curiosidades sobre primeira capital do Brasil

Bahia
Compartilhe esta notícia...

Para comemorar este dia, o Aratu On Explica para você, em tópicos, por que Salvador é uma das cidades mais importantes do país

Nesta sexta-feira (29/3), é comemorado o aniversário de 475 anos de Salvador, capital da Bahia e primeira capital do Brasil. Para comemorar este dia, o Aratu On Explica para você, em tópicos, por que Salvador é uma das cidades mais importantes do país. Confira!

1. SALVADOR FOI A PRIMEIRA CIDADE PLANEJADA DO BRASIL

Por mais que pareça mentira, não é: Salvador foi a primeira cidade projetada do Brasil. O responsável pelos traços da primeira capital do país foi o arquiteto Luís Dias. Em 1549, quando os portugueses chegaram em terras brasileiras, vieram já com intuito de formatar uma metrópole para ser a sede do governo do Brasil.

2. POR QUE SALVADOR FOI A PRIMEIRA CAPITAL DO BRASIL?

Salvador foi escolhida como a primeira capital do Brasil devido à sua localização estratégica, na costa nordeste do país. À época, tornou-se capital do país por estar localizada em área de maior extração de pau-brasil e por ser a principal produtora de açúcar. Foi a capital do Brasil colonial por quase 200 anos, até que o governo brasileiro foi transferido para o Rio de Janeiro, em 1763.

3. POR QUE O NOME DE SALVADOR?

O nome “Salvador” foi dado à cidade em homenagem a Jesus Cristo, que é chamado de “Salvador” na tradição cristã. A cidade recebeu esse nome quando foi fundada pelos portugueses, em 1549.

4. POR QUE QUEM NASCE EM SALVADOR É SOTEROPOLITANO?

O termo “soteropolitano” é uma junção de duas palavras gregas: “soter” (salvador) e “polis” (cidade), significando “cidadão de Salvador”. É uma forma de identificar os habitantes ou naturais da capital baiana.

5. POR QUE SALVADOR É A CIDADE MAIS IMPORTANTE DO ESPORTE NO NORDESTE?

Salvador abriga dois dos maiores clubes da região: Bahia e Vitória. Além dos dois títulos nacionais do tricolor, ambos são os maiores detentores do caneco da Copa do Nordeste, com quatro conquistas cada. Fora da dupla Ba-Vi, Salvador é a cidade em que nasceram alguns dos maiores nomes do esporte brasileiro, como o tetracampeão mundial Bebeto, os pugilistas Acelino Popó Freitas, tetracampeão mundial de boxe, e Robson Conceição e Hebert Conceição, campeões olímpicos, além de Ana Marcela Cunha, ouro olímpico na maratona aquática. Campeão na Olimpíada de Atenas, em 2024, Ricardo também é soteropolitano.

6. POR QUE SALVADOR TEM O TÍTULO DE CIDADE DA MÚSICA?

Salvador recebe o título de “Cidade da Música” devido à sua rica diversidade cultural e musical. A cidade é conhecida por ser o berço de diversos gêneros musicais brasileiros, como o samba, o axé e o pagodão, além de ter sido reconhecida pelo Guinness por ter o maior Carnaval de rua do mundo. O título foi concedido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). A medida faz parte da Rede de Cidades Criativas da Unesco, que tem como objetivo promover a cooperação internacional entre cidades para desenvolvimento urbano sustentável, inclusão social e aumento da influência da cultura no mundo. Salvador foi a primeira cidade do Brasil a receber o prêmio.