VÍDEO: Jéssica Senra protesta contra vereador que pediu 1 minuto de silêncio para suspeito de feminicídio

Bahia TV
Compartilhe esta notícia...

A jornalista Jéssica Senra, âncora do jornal Bahia Meio Dia, na TV Bahia, discursou contra o vereador José Carneiro (MDB), que pediu, durante uma sessão no Centro de Cultura Amélia Amorim, em Feira de Santana, um minuto de silêncio a Mackeyb Oliveira, inspetor da Guarda Municipal de Araci, suspeito de matar a esposa no dia 22 de março de 2024.

Ao fazer o pedido, o edil justificou afirmando que o suspeito de ter matado Geisa de Assunção Santiago era uma “pessoa de bem, querida na cidade” e que o crime teria acontecido em um “momento de fraqueza”.

 

A TV Bahia se recusou a exibir o pedido de José Carneiro e agradeceu ao vereador Jhonatas Monteiro (PSOL), que repudiou o pedido e solicitou um minuto de silêncio na Câmara, para a vítima que foi assassinada.

“A sua fala é uma agressão a todas nos, é um reforço de que as nossa vidas não valem nada. Que um homem pode matar uma mulher e que ele ainda vai ser considerado um cara querido e ainda vai ser homenageado. Tirar a vida de uma mulher, para alguns homens, como esse vereador, não é motivo de repúdio, e sim, de homenagem. Mas nós não vamos tolerar esse comportamento e em razão de todas as lutas que travamos diariamente para combater a violência com as mulheres, não vamos dar visibilidade a este político.”

 

Senra, que viralizou nacionalmente pelos fortes discursos no Bahia Meio Dia, criticou o pedido de desculpa feito pelo vereador, que afirmou ter sido infeliz com a homenagem para o cidadão que teria tentado tirar a vida da esposa. No discurso, José Carneiro ainda disse que tem esposa e filhas e pediu desculpas a todas as mulheres do Brasil e em especial de Feira de Santana.

 

“Momento de fraqueza, vereador, é quando a gente está de dieta e quer um doce. Momento de fraqueza é quando a gente está com o cartão estourado e ainda assim faz uma compra inútil. Tirar a vida de uma outra pessoa, de uma outra mulher é um crime horrendo, que não deveria e não pode ser minimizado. É um crime cometido, não por fraqueza, por machismo.”

 

Dedicada a luta feminista, a jornalista passou pelo programa de pós-graduação em Estudos Interdisciplinares sobres Mulheres, Gênero e Feminismo (NEIM) da Universidade Federal da Bahia (UFBA). O NEIM é considerado o grupo de estudos feministas mais antigo do país.