Precursora da TV no Brasil, atriz Lolita Rodrigues morre aos 94 anos

TV
Compartilhe esta notícia...

Informações preliminares apontam que a artista estava internada com uma pneumonia

A atriz Lolita Rodrigues morreu aos 94 anos, na manhã deste domingo (5), na cidade de João Pessoa, no estado da Paraíba. A também cantora e apresentadora foi uma das precursoras da televisão no Brasil.

Informações preliminares apontam que a artista estava internada com uma pneumonia, no Hospital Nossa Senhora das Neves. O óbito de Lolita Rodrigues foi confirmado durante a madrugada, por volta das 4h30.

Filha da artista, a médica Silvia Rodrigues, comunicou a morte da mãe e revelou que o corpo da atriz será cremado ainda na tarde deste domingo (5), em uma cerimônia restrita apenas à família.

Carreira

Nascida no final da década de 1920, Sylvia Gonçalves Rodrigues Leite nasceu na cidade de Santos, no litoral de São Paulo. Ela fez parte da geração precursora da televisão no Brasil.

Inclusive, Lolita é a responsável por cantar o hino da TV brasileira no programa de estreia da TV Tupi, realizado em 18 de setembro de 1950.

Em muitas das novelas em que atuou na Televisão, a atriz interpretou personagens que falavam com sotaque castelhano, principalmente pelo fato de ter pais espanhóis e ser fluente no idioma.

Lolita participou de produções importantes como Sassaricando (1987), Rainha da Sucata (1990), Ana Raio e Zé Trovão (1990), A Viagem (1994), Terra Nostra (1999), Kubanacan (2003), Zorra Total (2003-2006), Pé na Jaca (2006) e Viver a Vida (2009), esse sendo seu último trabalho na televisão.

Por muitas décadas, Lolita tinha um trio de grandes amigas, formado por ela, Nair Bello e Hebe Camargo. O grupo foi ‘desfeito’ com a morte de Nair Bello, em 2007, e Hebe Camargo, em 2012.