Plenário do Senado confirma indicação do baiano Ailton de Aquino para a diretoria do Banco Central

Bahia Política
Compartilhe esta notícia...

Com 42 votos favoráveis e 10 contrários, foi aprovada no Plenário do Senado, na sessão desta terça-feira (4), a indicação de Ailton de Aquino Santos para a Diretoria de Fiscalização do Banco Central. O advogado e funcionário de carreira do BC foi indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e com a aprovação de seu nome pelos senadores, a confirmação de sua indicação será comunicada à Presidência da República.

Ailton Aquino dos Santos, de 48 anos, se tornou a primeira pessoa negra a fazer parte da diretoria do Banco Central. Natural de Jequié, no sudoeste baiano, Ailton é o atual auditor-chefe do BC, e foi sabatinado na manhã desta terça pelos senadores da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE). O novo diretor de Fiscalização do Banco Central irá agora participar do Comitê de Política Monetária (Copom) da instituição, responsável por estabelecer as diretrizes da política monetária e definir a taxa básica de juros do país (Selic).

No Plenário, o senador Otto Alencar (PSD-BA) elogiou a decisão do presidente Lula de indicar o baiano Ailton dos Santos, e disse que a escolha dele para fazer parte da da diretoria do Banco Central indicado uma importante mudança na instituição. “Filho de Jequié [BA], homem negro, indicado para ocupar cargo tão relevante, ele se destacou pela superação em todos os momentos de adversidade que encontrou pela frente. É um ótimo técnico que reúne todas as condições para ser diretor do BC”, disse Otto.