Além da Vovó do tráfico, sua filha Sandra da Silva também faz parte do grupo criminoso
Embora registrada como Solimar Lopes da Silva, de 60 anos, o envolvimento com o crime organizado e seu alto grau de periculosidade fizeram com que ela fosse conhecida como a “Vovó do Tráfico”.
Apontada como líder da facção Bonde dos 40, organização criminosa fundada em São Luís, Maranhão, e considerada uma das mais perigosas do Brasil, Solimar foi presa na sexta-feira (10) durante uma operação da Polícia Civil do Piauí.
Na mesma ação, a filha dela, Sandra da Silva Diniz, também foi capturada. Ambas já haviam sido presas em abril de 2024, por envolvimento com o tráfico de drogas. As duas foram localizadas na zona sul de Teresina, capital piauiense.
De acordo com o delegado Charles Pessoa, coordenador do Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), Solimar tinha um papel estratégico dentro da facção.
“Aprofundamos as investigações e desarticulamos uma célula responsável por arrecadar uma espécie de mensalidade, conhecida como ‘caixinha’, cobrada dos membros do Bonde dos 40. Solimar, a ‘Vovó do Tráfico’, era uma peça-chave, responsável por arrecadar e gerenciar esses pagamentos”, afirmou o delegado.
Apesar de sua origem no Maranhão, o Bonde dos 40, que já foi aliado ao Primeiro Comando da Capital (PCC), também exerce forte influência no estado do Piauí, consolidando sua atuação em diferentes regiões do Nordeste.