Segunda noite do Conexão Nordestina discute preservação da identidade cultural junina

Em um movimento de resgate e organização da cultura junina cruzalmense, o Conexão Nordestina segue ganhando forma e mobilizando a comunidade local.

Na noite desta terça-feira (20), aconteceu a segunda atividade do projeto: uma roda de conversa com o tema “Cultura, comércio e artesanato: um olhar sobre os agentes e produtores no São João de Cruz das Almas”.

O encontro contou com a animação musical do grupo Relógio Baião e reuniu fazedores de cultura que atuam na construção e preservação das tradições populares de Cruz das Almas. Durante a conversa, foram abordados temas como identidade cultural junina, memórias da cultura cruzalmense, movimentos artísticos e artes plásticas e a preparação para o São João durante todo o ano, entre outros aspectos fundamentais para o fortalecimento da cena cultural do município.

“O Conexão Nordestina é um espaço de escuta e de quebra de paradigmas. Tivemos nossa primeira reunião em diálogo com comerciantes, artesãos, agentes e produtores culturais. Ouvimos suas demandas e, a partir disso, começamos a pensar em estratégias para dar novos rumos ao projeto”, destacou Léo Sena, um dos coordenadores da iniciativa.

Idealizado pela Prefeitura de Cruz, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, o Conexão Nordestina integra o programa municipal Aqui Tem Cultura e conta com a parceria dos grupos culturais Triângulo Dourado e Relógio Baião. A proposta é promover ações que valorizem a cultura nordestina durante todo o ano, com atividades que envolvem música, dança, forró, artesanato e outros elementos da tradição junina.

Compartilhe esta notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ir para o conteúdo