Com o tema “Emergência Climática: o Desafio da Transformação Ecológica”, aconteceu nesta quinta-feira (28), a 1ª Conferência Intermunicipal do Meio Ambiente.
Realizado no Centro Territorial de Educação Profissional Recôncavo II Alberto Torres (CETEP), o evento reuniu professores, autoridades municipais e representantes de comunidades dos 14 municípios integrantes do Consórcio do Território do Recôncavo (CTR).
A conferência debateu questões relacionadas às mudanças climáticas, desastres naturais e educação ambiental, promovendo debates sobre os impactos das emergências climáticas e possíveis soluções sustentáveis que possam ser transformadas em políticas públicas efetivas.
Um ponto importante da conferência foi a apresentação de experiências exitosas da região, como a Sala Verde recentemente inaugurada em Cruz das Almas. O espaço é dedicado ao desenvolvimento de atividades práticas e educacionais voltadas à conservação e ao uso sustentável do meio ambiente e dos recursos naturais.
“Precisamos expandir essas iniciativas e avançar ainda mais. Este é um caminho claro para enfrentar os desafios que temos pela frente”, destacou o professor Armando Biólogo e presidente do conselho de desenvolvimento sustentável.
O secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Cruz das Almas, Márcio Xibica, enfatizou a importância da conferência como um espaço para fortalecer a colaboração regional, “Foi uma oportunidade de unir forças com os municípios vizinhos para encontrar soluções coletivas e urgentes frente à crise climática que enfrentamos,” afirmou o secretário.
A especialista em meio ambiente e recursos hídricos, Luana Pereira, reforçou a importância de ações coordenadas, afirmando que “estamos vivendo um momento crítico para o planeta. Essa conferência foi um marco para o Recôncavo Baiano, onde pudemos alinhar estratégias que priorizem a sustentabilidade e a preservação de nossos recursos naturais,” disse.
Os debates foram organizados em cinco eixos principais: mitigação, adaptação e preparação para desastres, transformação ecológica, justiça climática, e governança e educação ambiental. A conferência tem com objetivo a elaboração de propostas para enfrentar os impactos das mudanças climáticas e transformar as demandas em ações efetivas no Recôncavo Baiano.