Dados foram divulgados pelo IBGE na quarta-feira (4)
A Bahia tem 46% da população vivendo abaixo da linha da pobreza, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgados na quarta-feira (4). São 6,9 milhões de baianos vivendo com menos de R$22,23 por dia, ou seja, R$667 por mês. As informações revelam ainda quais são as regiões do estado que possuem mais pessoas na pobreza.
Para a análise da pesquisa Síntese de Indicadores Sociais (SIS), os 417 municípios baianos foram divididos em oito estratos geográficos: Salvador, entorno metropolitano de Salvador, Litoral Sul, Litoral Norte e Recôncavo, Centro-Norte, Oeste, Vale do Rio São Francisco e Centro-Sul.
A região do Vale do Rio São Francisco, formada por 64 cidades, possui a maior proporção de moradores abaixo da linha da pobreza. O percentual atinge 56,8% da população, ou seja, 1.102 milhão de pessoas. Entre as cidades que integram a área estão Juazeiro, Casa Nova e Bom Jesus da Lapa. O IBGE não possui informações sobre os municípios individualmente.
O Oeste baiano aparece em segundo lugar, com 54,4% da população nesta situação. O percentual representa 362 mil pessoas. Integram a região os municípios Luís Eduardo Magalhães, São Desidério, Formosa do Rio Preto e Barreiras. A localidade é uma das mais promissoras no segmento do agronegócio.