Retrospectiva: Veja como foi a temporada dos clubes do interior da Bahia em 2023

Esportes
Compartilhe esta notícia...

Os times do interior do Estado da Bahia tiveram um ano de 2023 bastante intenso, desde a disputa da Copa São Paulo de futebol junior até a disputa das quartas de final da Série D, quando Bahia de Feira “bateu na trave” e deixou escapar o acesso à Série C. O Galáticos Online traz para seu leitor a retrospectiva de tudo que rolou para os clubes interioranos do nosso estado.

Maior competição de divisão de base do Brasil, a Copa São Paulo tem por tradição além da dupla BaVi, a presença de outros clubes da Bahia. A competição tem uma importância muito grande, porque serve para revelar jogadores locais, bem como a contratação de novos valores.

Em 2023, Juazeirense, Vitória da Conquista e Canaã entraram em campo, com Juazeirense e Vitoria da Conquista avançando de fase, ao lado do Bahia, e o Canaã ficando na fase de grupos, fazendo companhia ao Vitória.

A Juazeirense avançou para a segunda fase, eliminando o Atlético GO, mas parando nas oitavas, diante do Palmeiras, que se tornaria o campeão da competição. Já o Vitória da Conquista ficou na segunda fase, caindo para o Coritiba.

Campeonato Baiano

Pelo quinto ano consecutivo, um clube do interior voltou a disputar o título do Estadual. Contando com mais um vexame do Vitória, a fase de semifinal do Campeonato Baiano ficou configurada com a Jacuipense, Juazeirense e Itabuna.

O surpreendente Itabuna, que voltava a disputar a Série A estadual, se destacou na temporada, aplicando duas goleadas em Bahia e Vitória, mas parou na penúltima fase, caindo para o Bahia.

Do outro lado, o Jacuipense eliminou o time de Juazeiro e avançou para a disputa do título, pelo segundo ano seguido, ficando mais uma vez, com o vice-campeonato.

Copa do Nordeste

No Campeonato Regional, somente o Atlético de Alagoinhas representou o interior do Estado, decepcionando, assim como Bahia e Vitória, se conseguir avançar e fase.

Copa do Brasil

Na segunda mais importante competição nacional, três representantes.

Em Pituaçu, o Jacuipense voltou a medir forças com o Bahia. Precisando vencer para avançar, o time de Riachão de Jacuípe foi goleado, mais uma vez, pelo Tricolor, pelo placar de 4 a 1.

Jogando em seus domínios, mais dois representantes caíram na primeira fase. O Atlético Alagoinhas ficou no empate sem gols com o Atlético/GO e o Bahia de Feira empatou com o Bragantino por 1 a 1.

Campeonato Brasileiro da Série D

2023 foi um ano com mais uma tentativa em emplacar um representante baiano na Série C, como aconteceu com o Jacuipense, que disputou a edição de 2021, mas acabou sendo rebaixado.

Desta vez, o Bahia de Feira bateu na trave. Com a segunda melhor campanha do seu grupo, o Tremendão despachou o Potiguar de Mossoró e Nacional AM, mas acabou caindo nas quartas de final para o Athletic Club, de Minas Gerais, perdendo a partida de ida, em Feira de Santana por 2 a 0, vencendo a partida de volta no Mineirão, por 1 a 0, desperdiçando boas oportunidades de ampliar o placar para ficar com a vaga na Série C do próximo ano.

Na mesma edição, Atlético de Alagoinhas e Jacuipense ficaram com as duas últimas colocações do grupo e não avançaram.

Intermunicipal

O futebol amador também faz a festa no interior do Estado. A maior competição de futebol não profissional do país contou com 54 seleções.

Para a alegria da região do Extremo-Sul, a Seleção de Itamaraju conquistou o pentacampeonato, após vencer a Seleção de Porto Seguro, por 2 a 1, na casa do adversário, e empatar em casa por 1 a 1.

Tragédia

O futebol baiano sofreu uma perda neste ano. No mês de agosto, durante treino do Bahia de Feira, na Arena Cajueiro, em Feira de Santana, a cerca de 100km de Salvador, o jogador Deon, 36 anos passou mal, chegou a ser atendido pelo SAMU, mas não resistiu.

Deon estava na sua sexta temporada pelo Tremendão. Em 2023, o atacante fez 23 jogos, marcou cinco gols e deu uma assistência.

O que vem por aí

2024 será mias um ano de promessas. Na primeira semana do ano, na disputa da Copa São Paulo, Jacuipense e Conquista tentarão fazer uma boa campanha. O Jacuipense enfrentará Comercial-SP, Chapecoense e Novorizontino-SP pelo Grupo 6, na cidade de Cravinhos-SP, e o Conquista enfrentará o São Bernardo-SP, Juventude e Portuguesa Santista-SP no Grupo 25, em São Bernardo do Campo-SP.

Pelo Campeonato Baiano, Jacobina e Jequié voltam a disputar a elite baiana, substituindo Jacobinense e Doce Mel, que foram rebaixados nesta temporada.

Pela Pré Copa do Nordeste, Juazeirense e Jacuipense trão pela frente Moto Club e Botafogo-PB, respectivamente, em busca da disputa da fase de grupos.

Pela Copa do Brasil, Jacuipense e Itabuna estão garantidos na primeira fase, aguardando o sorteio para conhecer seus adversários.

Já pelo Campeonato Brasileiro da Série D, Juazeirense, Itabuna e Jacuipense entrarão em campo na esperança de levarem a Bahia para mais uma divisão nacional.