Renato fará sua quinta passagem pelo Tricolor das Laranjeiras
O Fluminense confirmou a contratação de Renato Gaúcho para o cargo de treinador, conforme antecipado pelo ge. Essa será sua sétima passagem pelo comando do Tricolor. As anteriores ocorreram em 1996, 2002-03, 2003, 2007-08, 2009 e 2014.
Renato assinou contrato até o fim do ano em uma reunião na tarde desta quinta-feira com o presidente do clube, Mário Bittencourt, e o diretor de futebol, Paulo Angioni. Ele iniciará os trabalhos já na sexta-feira e terá dois treinos antes da partida de domingo, contra o Bragantino, às 16h, no Maracanã, pelo Brasileirão.
O treinador chega junto com os auxiliares Alexandre Mendes e Marcelo Salles. Ele não trará um preparador físico junto com ele. O departamento fica sob responsabilidade de Ricardo Henriques.
Renato e o Fluminense
Como jogador, Renato entrou para a história do Fluminense em 1995 ao desbancar o Flamengo de Romário no ano do centenário rubro-negro. O famoso “gol de barriga” aconteceu no dia 25 de junho de 1995, no Maracanã, diante de um público superior a 120 mil pessoas.
Aos 41 minutos do segundo tempo, ocorreu o lance que imortalizou Renato no Fluminense. Aílton recebeu pela direita, driblou Charles Guerreiro e soltou uma bomba cruzada, à meia-altura. Na área, a bola encontrou Renato Gaúcho, que, de barriga, empurrou para a rede antes de explodir em comemoração.
A última vez que Renato comandou o Flu foi em 2014, permanecendo por apenas três meses. Durante sua trajetória como treinador do clube, conquistou a Copa do Brasil de 2007 e foi vice-campeão da Conmebol Libertadores em 2008.
A escolha por Renato Gaúcho ocorreu após a recusa de Gabriel Milito. O ex-técnico do Atlético-MG foi procurado anteriormente pela diretoria tricolor, mas alegou “questões familiares” e não aceitou a proposta.