Prefeitura suspende aulas na rede municipal de Heliópolis após ataque

MEC vai enviar equipe de psicólogos ao município baiano

A prefeitura da cidade de Heliópolis, na Bahia, informou que as aulas em toda a rede de ensino municipal estão temporariamente suspensas após o ataque na escola Dom Pedro I, que fica no povoado Serra dos Correias. Na última sexta-feira (18/10), quatro adolescentes morreram após um deles disparar uma arma de fogo dentro da sala de aula, onde estavam presentes nove alunos e uma professora. Após atirar nos colegas, o jovem tirou a própria vida.

A Secretaria Municipal de Educação informou também que as provas da segunda etapa da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, realizadas no último sábado em todo o país, serão reaplicadas no município após adiamento por causa da tragédia.

O Ministério da Educação disse que vai enviar à Heliópolis uma equipe de psicólogos especialistas em Psicologia das Emergências e Desastres, que compõem o Núcleo de Resposta e Reconstrução de comunidades escolares após ataques de violência extrema. Os profissionais devem chegar nesta quarta-feira ao município.

Em paralelo, o Ministério Público Estadual informou que uma equipe formada por psicólogos, psicopedagogos e assistentes sociais começa, nesta segunda-feira, um trabalho de atendimento presencial aos adolescentes sobreviventes.

A Secretaria de Segurança Pública continua realizando oitivas para apontar as motivações do crime. A arma do crime foi apreendida e está passando por perícia. O delegado Thiago Alves Cunha, titular da Delegacia Territorial de Heliópolis, falou sobre o andamento das investigações.

“Não há nenhum registro, nem no Conselho Tutelar, nem no Cras ou Creas, sobre a vida pregressa desse adolescente. A arma tem numeração e estamos coletando, através do DPT, a propriedade dessa arma, em nome de quem está registrada. O depoimento do pai é muito sucinto e ele não traz nenhum detalhe específico sobre a propriedade da arma. Por enquanto, ele disse não compreender como esse adolescente, filho dele, teve acesso a essa arma”.

A gente lembra que o Ministério da Justiça possui um canal para recebimento de informações sobre ameaças e ataques contra as escolas, o site mj.gov.br/escolasegura. Todas as denúncias são anônimas.

Compartilhe esta notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *