Esse novembro já é o mais chuvoso desde 1961
A Prefeitura de Salvador, por meio da Defesa Civil Municipal (Codesal), anunciou as unidades de acolhimento para as famílias afetadas pelas chuvas intensas dos últimos três dias. As vítimas, localizadas em áreas de risco de deslizamentos ou desabamentos, devem se dirigir aos abrigos, que são escolas municipais de referência, após o acionamento das sirenes de emergência.
De acordo com a Codesal, em apenas 72 horas, o volume de chuvas em Salvador superou 200 mm. Doze das 14 sirenes nas áreas monitoradas foram acionadas. Nos abrigos, as famílias recebem refeições, apoio social e orientações sobre o retorno às suas residências, o que depende de uma avaliação técnica das condições dos imóveis.
Além dos abrigos, as vítimas podem ter acesso aos benefícios de Auxílio Moradia, caso necessário. As unidades de acolhimento estão localizadas em diversas regiões da cidade, como as escolas municipais Antônio Carlos Magalhães (São Caetano), Eufrosina Miranda e Coração de Jesus (Lobato), Carvalho Guedes (Capelinha), entre outras.
A Codesal segue monitorando a situação e orientando os moradores das áreas de risco sobre os cuidados e procedimentos a serem adotados para garantir a segurança da população.