Nesta semana, o prefeito de Cruz das Almas, Ednaldo Ribeiro, acompanhado de uma comitiva da cidade, viajou a Brasília para participar do Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas.
O gestor aproveitou a oportunidade para buscar projetos e investimentos em melhorias para o desenvolvimento do município.
A agenda incluiu diversas reuniões com representantes políticos e parlamentares sobre pautas importantes para a população cruzalmense. Além do prefeito, a comitiva de Cruz das Almas contou com o vice-prefeito Ronivon Carvalho, o secretário de Infraestrutura e Obras Públicas, Edson Ribeiro, e o presidente da Câmara Municipal, Euricles Neto.
A Prefeitura de Cruz pleiteou investimentos com ministérios do Governo Federal, além de participar de encontros sobre o Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e investimentos para os conjuntos habitacionais do programa Minha Casa, Minha Vida.
Durante a viagem, foram confirmados mais de 30 milhões de reais para Rodovia do Inhame e um milhão e meio para a infraestrutura e saúde, frutos de emendas parlamentares dos deputados federais João Carlos Bacelar Filho e Paulo Magalhães, respectivamente. “Nosso objetivo é impulsionar o desenvolvimento do município. Contamos com diversos parceiros em Brasília que tem nos ajudado nessa missão”, disse o prefeito Ednaldo.
Houveram também reuniões com o senador Angelo Coronel, o deputado Arthur Maia, o ex-ministro João Roma, o Secretário de Relações Institucionais do Governo da Bahia, Adolpho Loyola, e com o Novo Banco de Desenvolvimento (NBD), conhecido como Banco dos BRICS, discutindo investimentos não apenas para Cruz das Almas, mas também para o Consórcio do Território do Recôncavo.
Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas – Realizado pelo Governo Federal em co-realização com a Associação Brasileira de Municípios (ABM) entre os dias 11 e 13 de fevereiro, o evento reuniu prefeitos, vice-prefeitos, secretários municipais, vereadores, gestores e técnicos. A programação incluiu palestras, oficinas, painéis e espaços interativos com temas como gestão financeira, planejamento urbano, desenvolvimento social, saúde, educação e meio ambiente.
Com o tema “A cidade que queremos está em nossas mãos”, o encontro tem como objetivo fortalecer a cooperação entre os municípios e o Governo Federal, estimulando um ambiente de diálogo para promover parcerias e investimentos, e capacitar os representantes das cidades em programas e ações para a captação de recursos.