A ação contou com mandado de busca e apreensão contra os policiais em diferentes cidades baianas.
Na manhã desta quinta-feira (17), o Ministério Público da Bahia (MP-BA) e a Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP-BA) realizaram a “Operação Lamaçal”, cumprindo nove mandados de busca e apreensão em quatro cidades baianas: São Sebastião do Passé, Feira de Santana, Capim Grosso e Candeias. A operação tem como alvo sete policiais militares suspeitos de envolvimento em execuções sumárias e fraude processual.
As buscas foram realizadas tanto nas residências dos suspeitos quanto em seus armários funcionais nas 10ª e 91ª Companhias Independentes da Polícia Militar (CIPM). Durante a operação, foram apreendidos celulares, armas e munições. As investigações, conduzidas em sigilo, contam com a participação de grupos especializados como o Grupo de Atuação Especial Operacional de Segurança Pública (Geosp), o Grupo de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) do MP-BA, além da Força Correcional Especial Integrada da Corregedoria Geral (Force) e da Corregedoria da Polícia Militar.
A operação visa investigar práticas de execução sumária e fraude processual, intensificando a ação contra a corrupção e o abuso de poder dentro das forças de segurança do estado. O caso segue sob investigação, com foco na coleta de provas materiais para o processo judicial.