Segundo ele, o novo pontífice “traz a América Latina no coração” e tem um carinho especial pelo Brasil
Dom Sergio da Rocha comentou, ao lado dos demais cardeais brasileiros que participaram do conclave, sobre a relação do papa Leão XIV com o continente. Segundo ele, o novo pontífice “traz a América Latina no coração” e tem um carinho especial pelo Brasil. A informação é da CNN.
“Temos um papa que era um bispo latino-americano. Sem dúvida que sua origem americana tem sido ressaltada, mas não podemos esquecer que sua atuação episcopal, como bispo, foi no Peru, na América Latina. É alguém que traz no coração a própria América Latina”, afirmou.
Dom Sergio lembrou ainda da convivência com Leão XIV no Dicastério dos Bispos, destacando seu comportamento “simples, fraterno, acolhedor, sempre muito atento”. “[Leão XIV] era um pastor sensível às necessidades do nosso povo, muito unido ao papa Francisco e, penso eu, em sintonia com a caminhada da Igreja na América Latina”, acrescentou o cardeal.
Mais adiante, ele ressaltou a experiência do papa com os desafios da Igreja ao redor do mundo e sua sintonia com os atuais rumos da instituição. Segundo Dom Sergio, trata-se de um “missionário em um momento que a Igreja quer ser cada vez mais missionária”. Por fim, disse que já estava prevista uma visita do pontífice ao Brasil ainda este ano, com a celebração de uma missa no Santuário do Senhor do Bonfim, em Salvador.