Padre Antônio Rebouças recebe título de Monsenhor neste sábado, em Missa de Ação de Graças

Cruz das Almas Religião
Compartilhe esta notícia...

Neste sábado, 1º de julho, o Pe. Antônio Rebouças Santana, receberá o título de Monsenhor Capelão de Sua Santidade. A Santa Missa em Ação de Graças pela titulação concedida pelo Papa Francisco será realizada na Catedral de Nossa Senhora do Bom Sucesso, às 9h, sob a presidência do Bispo de Cruz das Almas Dom Antonio Tourinho Neto e presença de todo o clero diocesano.

O anúncio da elevação do Pe. Antônio à dignidade de Monsenhor aconteceu no dia 6 de abril deste ano, durante a Missa dos Santos Óleos, após comunicado emitido pela Nunciatura Apostólica no Brasil.

Este é o segundo sacerdote da Diocese de Cruz das Almas a receber o título honorífico de Monsenhor. Em dezembro de 2020, Monsenhor José Oliveira, pároco emérito de Muritiba, recebeu o título enviado pela Santa Sé.

Monsenhor

É um título eclesiástico de honra conferido pelo Papa a sacerdotes da Igreja Católica por serviços prestados à Igreja ou pelo exercício de funções eclesiásticas de governo ou de diplomacia. O título é normalmente abreviado por “Mons”.

O título foi criado no século XVII por Urbano VIII (pontificado de 1623 a 1644), com várias classes que foram posteriormente alargadas por diversos Papas. A palavra monsenhor vem do francês ‘monseigneur’, que significa ‘Meu Senhor’.

Monsenhor Rebouças

Monsenhor Antônio Rebouças Santana é natural de Castro Alves (BA), nasceu em 24 de novembro de 1954. Foi ordenado sacerdote em 06 de abril de 2002. É Vigário Geral da Diocese de Cruz das Almas, Juiz Auditor da Câmara Eclesiástica Diocesana e Assistente Eclesiástico das Equipes de Nossa Senhora. Foi Vigário Forâneo da antiga Forania 11 da Arquidiocese de São Salvador da Bahia. Foi Vigário Paroquial da Paróquia Nossa Senhora do Bom Sucesso e em 10 de outubro de 2010 foi empossado como primeiro pároco da Paróquia São José, no Bairro da Coplan, em Cruz das Almas, onde permaneceu por 10 anos até ser nomeado Pároco da Paróquia São João Batista, em Cabaceiras do Paraguaçu. No dia 25 de fevereiro de 2023 foi empossado como novo Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Conceição em Governador Mangabeira.

Texto: Mário Jorge / PASCOM