O escritor peruano Mario Vargas Llosa, vencedor do Prêmio Nobel de Literatura em 2010, morreu neste domingo (13), aos 88 anos, em Lima, no Peru.
A informação foi confirmada por seu filho, Álvaro Vargas Llosa, por meio de uma publicação nas redes sociais. A causa da morte não foi divulgada.
“É com profundo pesar que anunciamos que nosso pai, Mario Vargas Llosa, faleceu hoje em Lima, cercado pacificamente por sua família”, escreveu Álvaro.
Considerado um dos maiores nomes da literatura em língua espanhola, Vargas Llosa nasceu em 28 de março de 1936, na cidade de Arequipa, no sul do Peru. Criado inicialmente em Cochabamba, na Bolívia, por sua mãe e avós maternos, retornou mais tarde ao Peru, onde ingressou na Academia Militar de Lima.
Formado em Letras, iniciou sua carreira ainda jovem como jornalista, antes de ganhar reconhecimento internacional por obras como A Cidade e os Cachorros (1963) e Conversa na Catedral (1969), entre outras.
Ao longo de sua trajetória, também teve atuação política e chegou a disputar a presidência do Peru em 1990. O escritor deixa um legado literário amplamente reconhecido e traduzido em diversos idiomas.