A chegada dos 120 policiais da Caatinga, habituados a trabalhar em áreas rurais e urbanas do sertão baianao, faz parte da Operação Hórus
Os moradores do bairro de Fazenda Coutos, em Salvador, já registraram a ação de militares da Caatinga no bairro, na noite desta terça-feira (22). A intensificação no policiamento ostensivo foi anunciada mais cedo pelo comandante-geral da Polícia Militar, coronel Paulo Coutinho e pelo secretário de Segurança Pública (SSP), Marcelo Werner.
Um vídeo que circula nas redes sociais mostra algumas viaturas chegando em uma das ruas do bairro e, em seguida, os agentes descendo fortemente armados. Dá para se ouvir, ao fundo, a cinegrafista amadora se assustando com a estrutura das guarnições que chegaram no bairro: “Tá, porra”, diz ela ao se afastar da varanda.
A chegada dos 120 policiais, habituados a trabalhar em áreas rurais e urbanas do sertão baianao, faz parte da Operação Hórus, que visa reduzir os índices de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), como homicídios, em Salvador. Eles atuarão em áreas apontadas pelo setor de inteligência da SSP como críticas, nas três grandes áreas da capital: Atlântico, Central e BTS (Baía de Todos-os-Santos), divididos em 45 guarnições.
A operação mobiliza policiais de várias unidades especializadas, como as Companhias Independentes de Policiamento Especializado (Cipes) e Companhias Independentes de Policiamento Tático (CIPTs), além do apoio de viaturas e aeronaves do Grupamento Aéreo (Graer).
Assista clicando no link