Informação gera empatia, empatia gera respeito: Prefeitura de Cruz promove evento de conscientização sobre o autismo

Nesta semana, a Prefeitura de Cruz das Almas, por meio da Secretaria de Educação, realizará o I Simpósio Sobre Conscientização do Autismo.

A programação, que acontecerá nos dias 1, 2 e 3 de abril, na Biblioteca Municipal, visa ampliar o conhecimento sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), promovendo inclusão, educação e combate ao preconceito.

O evento terá início nesta terça-feira (01), das 8h às 12h, com palestras e debates sobre os desafios enfrentados por pessoas autistas e suas famílias, independentemente do nível de suporte (1, 2 ou 3). “O simpósio será um espaço para compartilhar vivências, desafios e conquistas das pessoas autistas e de seus cuidadores. Nosso objetivo é disseminar informação, combater o preconceito e fortalecer a empatia na sociedade”, comenta a secretária de Educação, Geisa Novaes.

Depois, na quarta-feira, 2 de abril, data em que se celebra o Dia Mundial do Autismo – instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) –, será realizada uma caminhada pela cidade para reforçar a importância da conscientização e da inclusão. A concentração será às 8h, em frente à sede da Secretaria de Educação, reunindo pais, mães, cuidadores, professores, alunos da rede municipal e toda a comunidade. O objetivo é levar informação e dar visibilidade às pessoas autistas.

Já na quinta-feira (03), estão programadas atividades especiais em dois turnos na Biblioteca Municipal com o tema “Cuidar de quem cuida”. Pela manhã, das 8h às 12h, o foco será o acolhimento das mães de crianças atípicas. À tarde, das 14h às 17h, será a vez dos professores e cuidadores da Rede Municipal de Ensino. A atividade busca reconhecer e valorizar a dedicação, paciência e esforço psicológico das mães e responsáveis, proporcionando um espaço de troca e apoio.

Para participar do Simpósio, é preciso responder o formulário de inscrição. Clique aqui para acessar o formulário.

 

Compartilhe esta notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo