Inema concede novas licenças para implantação do VLT de Salvador e Região Metropolitana; confira

O projeto do Veículo Leve sobre Trilho (VLT) de Salvador e Região Metropolitana recebeu, nesta quinta-feira (12), uma licença ambiental para implantação do modal. A autorização foi concedida pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema).

Segundo o órgão, a Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB) recebeu autorização de supressão de vegetação nativa, válida pelo prazo de 6 anos, para implantar o VLT no trecho de Ilha de São João a Calçada, chamado de Lote 1.

De acordo com a portaria, o trajeto proposto é de aproximadamente 16,66 km de extensão em superfície, começando na Parada Ilha de São João, em Simões Filho, até chegar à Estação Calçada. O sistema contará com uma usina de concreto no Largo da Calçada, 17 paradas, uma estação ao longo do percurso, 68,90m em estrutura elevada, 75m em túnel e 472,22m na Ponte São João, que será restaurada para o VLT.

No mesmo ato, assinado pela diretora-geral do Inema Maria Amélia Mattos, o órgão também renova a licença de instalação do modal e autoriza o manejo de fauna para salvamento ou afugentamento na área de influência direta do VLT, ambas pelo período de 6 anos.

Vale lembrar que em outubro, o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), enviou para a Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) um pedido de alteração de uma lei para garantir recursos para a implantação do trecho Calçada-Comércio do VLT de Salvador e da Região Metropolitana (RMS).

O pedido trata de uma alteração na lei 13.194 de 2014. À época, ainda durante o governo de Jaques Wagner (PT), o governo da Bahia ficou autorizado a contratar, junto à Caixa Econômica Federal, uma operação de crédito de até R$ 800 milhões. Os recursos deveriam ser aplicados nas obras do Projeto Metrô de Salvador — Linha 1 – Tramo 3 – Pirajá-Águas Claras-Cajazeiras, integrante do Programa Pró-Transporte — PAC — Pacto da Mobilidade.

Compartilhe esta notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *