A Prefeitura de Cruz das Almas, por meio das Secretarias de Educação, Saúde, Assistência Social e Esporte e Lazer, realizou nesta terça-feira (1º) a abertura do I Simpósio sobre Conscientização do Autismo, na Biblioteca Municipal.
O evento reuniu 120 participantes, incluindo representantes das associações UniTEA e TEAceito, neuropedagogas, secretários municipais e líderes políticos.
Voltado para profissionais da educação, pais, estudantes, cuidadores e a comunidade em geral, o simpósio buscou qualificar abordagens e adaptações para diferentes níveis de suporte. A palestra de abertura foi ministrada por Sulemi Coaxi, neuropedagoga e mãe atípica. O objetivo foi discutir a inclusão de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e combater o preconceito.
A vigilante da Biblioteca Municipal, Débora Luiza, compartilhou sua vivência. “Sou mãe atípica e fui diagnosticada com autismo nível 2 há dois meses, aos 46 anos. Entender minhas sensibilidades foi um alívio. Minha filha, de 17 anos, tem autismo nível 1 e altas habilidades, e está em terapia”, contou.
O vice-prefeito Ronivon Carvalho reforçou o compromisso do governo municipal com a inclusão. “Queremos o melhor para todas as pessoas envolvidas nessa luta. Este simpósio é valioso para a comunidade e para nós, que acompanhamos avanços e valorizamos o direito dessas pessoas de estarem onde quiserem”, ressaltou.
Próximas atividades
As atividades do Simpósio continuam na quarta-feira (2), Dia Mundial da Conscientização do Autismo, quando acontecerá uma caminhada pelas ruas da cidade, com concentração às 8h em frente à Secretaria de Educação. Já na quinta-feira (3), haverá atividades especiais na Biblioteca Municipal, com o tema “Cuidar de quem cuida”, a partir das 8h.
Secom – Prefeitura de Cruz