Governo começa a renovar CNH para ‘bons condutores’ de forma gratuita

Renovação automática da CNH vale para motorista não tenham cometido infrações nos últimos 12 meses

A renovação automática da CNH (Carteira Nacional de Habilitação) começa a valer nesta sexta-feira (9), para motoristas considerados ‘bons condutores’. A mudança entra em vigor com a assinatura, em Brasília, de uma medida administrativa pelo Ministro dos Transportes, Renan Filho, que já anunciou o primeiro lote de renovações.

O bebefício já estava prevista em uma medida provisória publicada em 10 de dezembro de 2025.

Motoristas cadastrados no Registro Nacional Positivo de Condutores, ou seja, que não tenham cometido infrações nos últimos 12 meses, receberão o selo Bom Condutor no aplicativo CNH do Brasil. Assim, eles terão direito à renovação do documento sem necessidade de ir ao Detran, realizar exames presenciais ou pagamento de taxa.

A gratuidade será apenas para a carteira digital, conforme explicou Renan Filho à Agência Brasil. Assim, se o condutor desejar a carteira física, deve solicitar ao Detran, mediante o pagamento de taxa pelo serviço.

Com este incentivo ao bom comportamento no trânsito, a carteira de motorista poderá ser atualizada diretamente no sistema do CNH do Brasil assim que o documento vencer. Para receber o benefício, o condutor precisa ativar seu cadastro positivo no aplicativo CNH do Brasil ou no site de Serviços da Senatran.

Direito à renovação automática da CNH apresenta excessões

Condutores com idade a partir dos 50 anos terão direito ao benefício apenas uma vez. Além disso, a renovação automática não é válida para:

pessoas que tenham a validade da CNH reduzida por recomendação médica, como doenças profgressivas;

condutores com 70 anos ou mais.

Compartilhe esta notícia

Acessar o conteúdo