Governador da Bahia encaminha projetos de lei para reestruturação de cargos e reajuste salarial de servidores

Política
Compartilhe esta notícia...

Informações foram divulgadas nesta quarta-feira (10), em coletiva de imprensa em Salvador.

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, informou que enviou 12 projetos de lei sobre a reestruturação de cargos e reajuste salarial de servidores do Estado para a Assembleia Legislativa (Alba). A informação foi divulgada em coletiva de imprensa nesta quarta-feira (10), em Salvador.

Ainda conforme foi informado pelo governador, as medidas foram decididas com a Junta Orçamentária em articulação com as secretarias.

Além disso, todos os servidores públicos, incluindo os Reda e Cargos de Confiança, serão beneficiados com o projeto. Se eles forem aprovados, os trabalhadores também terão acesso a mais gratificações e promoções.

Os servidores ativos, ocupantes de cargo em comissão, profissionais Reda, aposentados e pensionistas poderão receber reajuste de 4% e os profissionais de carreiras com vencimento básico abaixo do salário-mínimo poderão ganhar um reajuste complementar de 2,53%, a ser pago com valores retroativos a março.

Os projetos de lei também sugerem alterações na organização de secretarias. Segundo Jerônimo Rodrigues, as principais mudanças foram propostas na de Segurança Pública, onde foram sugeridas criações de companhias e também comandos especiais para a Maria da Penha e a Ronda Escolar.

Segurança Pública

Se as mudanças forem aprovadas, serão criados novos comandos regionais, batalhões, coordenações e departamentos para as polícias e bombeiros.

Os projetos também estabelecem uma série de benefícios para agentes de cada um dos órgãos, como ampliação de gratificações, de promoções e progressões de carreira. Confira as principais sugestões de mudanças:

Polícia Militar

Criação de sete grandes comandos: entre eles, Recôncavo, Extremo Sul, Meio Oeste e Nordeste.
Redução de comandos: com a nova divisão, comandos que têm áreas territoriais muito extensas, passarão por redução territorial, o que facilitará o controle e fiscalização
Criação de oito novos batalhões: entre eles, Proteção à Mulher – Maria da Penha; Prevenção a Furtos e Roubos a Coletivo; Prevenção a Furtos e Roubos de Veículos e Batalhão de Policiamento Escolar. O bairro de Cajazeiras, em Salvador, e as cidades de Vera Cruz e Brumado também receberão batalhões novos.
Prêmio por Desempenho Policial (PDP): aumento de 35,59% no valor
Ampliação na gratificação por Condições Especiais de Trabalho (CET): a medida pode proporcionar, juntamente com o reajuste linear de 4%, ganhos médios de 6,54% a 7,41%.
Ampliação de promoções

Polícia Civil

Ampliação no número de departamentos e coordenações especializadas: criação do Departamento Especializado de Investigação e Repressão ao Narcotráfico (DENARC); e do de Proteção à Mulher, Cidadania e Pessoas Vulneráveis (DPM). Criação das coordenações de Conflitos Fundiários e Especializada de Enfrentamento aos Crimes Cibernéticos. Os municípios de Barreiras, Vitória da Conquista e Juazeiro receberão Diretorias Regionais de Polícia do Interior (DIRPINs). Outras novidades são as delegacias de Combate à Corrupção (Deccor) e de Repressão a Roubo a Coletivo.
Reajuste linear
Ampliação do PDP
Promoções extraordinárias: pela regra normal, seriam 312 promovidos em 2023, mas a medida aumenta esse número para 1823 promoções.
Transformação da licença-prêmio em pecúnia: para aqueles servidores que obtiverem os requisitos necessários.
Departamento de Polícia Técnica

Três novas coordenações: Central de Custódia de Vestígios, Coordenação de Inteligência e, a terceira, de Atenção à Saúde e Valorização do Servidor.
Promoções extraordinárias: possibilidade de mais de 500 promoções extraordinárias, ainda em 2023, e para a criação de 101 cargos, que possibilitarão a estruturação das novas coordenações do departamento e instalação de novas coordenadorias regionais no interior do estado.
Transformação da licença-prêmio em pecúnia: para aqueles servidores que obtiverem os requisitos necessários.
Corpo de Bombeiros:

Criação de dois novos comandos regionais: Oeste e Sul do estado. Estão previstas ainda a criação do Instituto Militar de Ensino Superior, de um Centro de Engenharia e do Centro de Gestão do Vetor Aéreo.
Maior de progressões de carreira na corporação.

Polícia Penal

Criação da Polícia Penal na Bahia: se aprovada, a alteração contemplará todos os agentes penais, que passarão a compor uma nova categoria.
Educação Superior

Revisão no quadro de vagas da carreira
Reajustes: complementar de 2,53% e com acréscimos de 0,73% a 2,52%, em função da recomposição dos interstícios (variações percentuais) entre as classes da carreira do Magistério Superior. Os técnicos e analistas universitários também receberão, além do reajuste de 4%, o acréscimo de 2,53%. Professores do Magistério Superior serão ainda contemplados com a conversão da licença-prêmio em vantagem financeira (pecúnia).
Saúde

Promoção extraordinária: médicos e profissionais que atuam em serviços auxiliares
Transformação da licença-prêmio em pecúnia: períodos de licença-prêmio adquiridos após 2015.
Mudança na exigência, como critério na promoção, de três anos de efetivo na classe para o mesmo período de exercício na carreir