Golpe da falsa central de atendimento​: como se proteger em 2025?

Recebeu ligações suspeitas? Isso pode ser o golpe da falsa central! Leia o artigo do blog do Bmg e saiba como se proteger. 

Em 2024, 24% dos brasileiros foram vítimas de golpes digitais, de acordo com um estudo realizado pelo DataSenado.

A pesquisa revelou que grande parte das fraudes financeiras está relacionada à internet, como o golpe da falsa central, que acontece quando um criminoso entra em contato e se passa por algum funcionário bancário, com o intuito de extrair informações pessoais e aplicar fraudes.

Para você ficar atento e bem protegido contra esse tipo de golpe, o blog do Bmg preparou um artigo explicando todo processo de como funciona essa fraude financeira. Confira abaixo:

O que é o golpe da falsa central de atendimento?

O golpe da falsa central de atendimento ocorre quando alguém te liga e diz ser do seu banco. Na sequência, essa pessoa informa sobre alguma movimentação suspeita na sua conta e te instrui a seguir alguns procedimentos de segurança, incluindo a confirmação de dados pessoais.

Esse é o ponto de partida do golpe da falsa central, que nada mais é do que um criminoso tentando pegar dados pessoais para acessar sua conta bancária para realizar transferências e compras não autorizadas.

Além da ligação telefônica, esse golpe também pode ser aplicado através das redes sociais, e-mail e SMS, sempre com um tom alarmante.

A ideia é passar a impressão de que sua conta foi invadida e que o suposto atendente esteja ali para te ajudar a minimizar o possível dano. Esse tipo de comportamento pode deixar a vítima no piloto automático, sem perceber que se trata de uma fraude.

No caso do SMS, a mensagem pode simular uma compra recusada, com um número de telefone para que a vítima entre em contato para resolver a situação. O telefone falso cai direto na chamada com os farsantes.

Geralmente, o primeiro contato propõe resolver algum problema, como uma transferência ou pix. Em alguns casos, os criminosos pedem para que a vítima realize novamente a transação, mas direcionada para a conta dos golpistas. Em outros, solicitam uma série de dados pessoais, como CPF ou número do cartão de crédito.

Vale destacar que, para o contato parecer mais real, os criminosos podem até mesmo citar algumas informações verdadeiras, obtidas em vazamentos de dados ou por meio de pesquisas em redes sociais.

Como os golpistas atuam em 2025?

Os criminosos se adaptam de forma rápida e são ágeis em procurar novas formas de aplicar golpes financeiros.

Com o avanço da tecnologia, é comum que muitos golpistas busquem por brechas para roubar dados sensíveis das vítimas e, com isso, terem acesso às suas contas bancárias.

Em 2025, é bom ficar ainda mais atento em algumas das formas mais comum de atuação de criminosos. Confira a seguir:

Engenharia social

A engenharia social é uma técnica de persuasão que consiste em enganar e manipular a vítima, com o objetivo de obter acesso a informações privadas, como número do cartão e senha bancária.

Aplicativos e sites falsos

Os golpistas também criam aplicativos e sites falsos que, geralmente, são bem similares às plataformas originais, como algum sistema bancário.

Ao acessar esses ambientes, a vítima tem seus dados roubados, além de poder baixar vírus para seu aparelho telefone ou computador.

Deepfake

O termo “deepfake” trata-se de vídeos e áudios falsos de altíssima qualidade. O uso da inteligência artificial pode manipular a aparência ou voz de uma pessoa, fazendo o conteúdo falso passar credibilidade.

Com essa tecnologia, o criminoso pode enganar pessoas e acessar dados privados.

Como se proteger do golpe da falsa central em 2025?

Existem algumas formas para você se proteger do golpe da falsa central. Abaixo, listamos quatro dicas:

1. Desconfie de contatos suspeitos

O primeiro passo para ficar bem protegido contra esse tipo de golpe é suspeitar de qualquer contado que passe algum senso de urgência, seja por telefone, mensagem de texto ou e-mail.

Na maioria das vezes, os criminosos dizem que sua conta bancária registrou alguma movimentação suspeita. Em seguida, eles pedem para que você tome alguma ação, como confirmar os dados bancários ou instalar algum programa de segurança no seu celular – nunca faça isso, já que será algum sistema malicioso que vai infectar seu aparelho.

O mesmo vale se o suposto atendente oferecer ajuda para atualizar seu sistema bancário, já que atualizações ocorrem de forma automática.

Caso o contato transmita alguma urgência, encerre a ligação imediatamente e bloqueie o número de telefone.

2. Nunca forneça dados sensíveis

Bancos nunca solicitam informações sensíveis por telefone ou e-mail. Então se você receber uma ligação pedindo dados do cartão, nunca forneça essas informações – elas devem permanecer totalmente sigilosas e protegidas.

3. Não clique em links antes de checar

Assim como as ligações, e-mails e SMS falsos também costumam passar senso de urgência, contendo links falsos que podem infectar sua máquina ou celular.

Geralmente, conteúdos falsos podem ser identificados se houver uma checagem atenciosa:

• Erro de português: e-mails falsos costumam conter erros gramaticais
• Logotipo falsa: fique atento à proporção da logo, bem como se ela estiver em baixa resolução
• URL: passe o mouse em cima do link (sem clicar) para exibir a URL e confira se existem erros de ortografia

4. Atualize seus dispositivos

Atualizações de segurança são sempre importantes para você corrigir eventuais vulnerabilidades.

Golpe da falsa central Bmg

O Banco Bmg nunca liga para confirmar transações suspeitas ou solicitar dados sensíveis, como código de segurança e senha. Se isso ocorrer com você, não forneça nenhuma informação, pois trata-se de um golpe!

→ Se você tiver alguma dúvida, ligue para a central de atendimento do Bmg: (11) 4002-7007

Em que situações bancos ligam para o cliente?

Bancos nunca ligam para pedir dados sensíveis dos clientes, como senhas e código de segurança. Contudo, existem algumas situações em que a instituição financeira pode entrar em contato, como:

• Confirmação de transações: caso haja alguma movimentação suspeita, o banco poderá entrar em contato e confirmar se a transação foi realmente realizada por você
 Ofertas de produtos: em alguns casos, o banco pode ligar para oferecer novos produtos ou serviços disponíveis que possam te interessar

De qualquer forma, vale lembrar de nunca passar dados pessoais por telefone.

Como bloquear ligações indesejadas?

Você pode bloquear ligações indesejadas no seu próprio aparelho celular. Veja o passo a passo a seguir:

Como bloquear ligações no iOS

• Abra o app “Ajustes”
• Toque em “Apps” e, em seguida, em “Telefone”
• Selecione a opção “Bloqueio e Identificação”
• Agora basta escolher o app que deseja bloquear

Você também poderá bloquear números desconhecidos abrindo o app “Telefone” no iPhone e acessando a aba “Recentes”. Toque no ícone ao lado do número e selecione “Bloquear chamador”.

Como bloquear ligações no Android

• Abra o aplicativo “Telefone”
• Clique nos três pontinhos no canto superior à direita
• Em seguida, acesse as configurações
• Ative a opção “Proteção ID de chamadas e spam”
• Depois, vá em “Bloquear números”

O que fazer se cair no golpe da falsa central?

Se você cair no golpe da falsa central, entre em contato imediatamente com o seu banco e informe todo ocorrido. O telefone da central do Bmg é (11) 4004-7007.

Também é importante registrar um boletim de ocorrência na delegacia mais próxima da sua casa, já que essa iniciativa poderá evitar maiores danos, além de ajudar a polícia a identificar os golpistas.

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