A iniciativa em parceria com o Senai tem como objetivo romper barreiras em um setor historicamente dominado por homens.
Nesta segunda-feira (21), Feira de Santana formou a primeira turma composta exclusivamente por mulheres no curso de Eletricistas da Neoenergia Coelba. São 20 novas eletricistas prontas para o mercado de trabalho.
A iniciativa, que já capacitou mais de 362 mulheres em todo o estado da Bahia, tem como objetivo romper barreiras em um setor historicamente dominado por homens, além de promover empregabilidade e independência financeira para essas profissionais. O curso foi ministrado pelo Senai, em parceria com a Coelba.
Tatiane Conceição, gerente de pessoas da Neoenergia Coelba, informou ao Acorda Cidade, que o curso tem duração de seis meses. Durante a formação, as alunas receberam todo o suporte necessário, como alimentação e transporte, com o curso sendo integralmente custeado pela empresa. Segundo Tatiane, o programa visa não apenas a formação de eletricistas para a Neoenergia, mas também para o mercado como um todo.
“Nós fazemos a capacitação de pessoas do mercado para que estejam preparadas para atuar como eletricistas. Hoje estamos formando 20 mulheres prontas para atuar não apenas na Neoenergia, mas também em outras grandes empresas aqui na região de Feira de Santana.”
A gerente também ressaltou o impacto do projeto em um setor tradicionalmente masculino. “Essa é uma área bastante restrita aos homens, e o objetivo do projeto é exatamente mostrar que as mulheres podem atuar em qualquer setor. Hoje temos centenas de mulheres eletricistas em toda a Bahia”, afirmou.
Antonione Santana, gerente do Senai em Feira de Santana, destacou a importância da formação de mulheres no setor de eletricidade, uma área predominantemente masculina. Segundo ele, essa iniciativa visa promover o empoderamento feminino e ampliar as oportunidades de inserção dessas profissionais no mercado de trabalho. “O Senai, em parceria com a Coelba, tem formado mulheres para seguirem uma carreira na área de eletricidade. Este curso é o primeiro passo para elas ingressarem nesse setor, especialmente com o apoio da Coelba, uma grande empresa de energia”, afirmou o gerente ao Acorda Cidade.
O curso, com duração de seis meses, abrange desde fundamentos de eletricidade até o trabalho com redes de alta tensão e atividades em altura. As participantes aprendem a atuar na distribuição e expansão da rede elétrica, o que, segundo Antonione, “é essencial para garantir que a energia chegue às nossas casas.”
A área de eletricidade oferece boas perspectivas de empregabilidade, com a Coelba e suas empresas terceirizadas sendo os principais empregadores.
“A região carece de profissionais qualificados, e essa formação, que não ocorre com tanta frequência, torna essas mulheres muito requisitadas no mercado de trabalho”, pontuou Antonione.
Ele também comentou durante entrevista ao Acorda Cidade, sobre a baixa procura de mulheres para cursos na área de eletricidade. No entanto, a parceria com a Coelba tem contribuído para mudar essa realidade, valorizando o perfil feminino, que, segundo ele, “tende a ser mais atencioso e capaz de seguir padrões rigorosos.”
O superintendente de operações da Coelba, Jean Viana, destacou a importância da formação de profissionais qualificados no setor elétrico, com ênfase na diversidade.
“Além do setor elétrico demandar profissionais capacitados, estamos falando de diversidade. A formatura da primeira turma exclusivamente feminina em Feira de Santana nos enche de orgulho.”