Paulo Camêra teve seis mandatos consecutivos na Assembleia Legislativa e atuou em áreas como orçamento, infraestrutura e saúde;
Câmera será cremado ainda hoje, às 16h, no Cemitério Campo Santo, na capital baiana. Formado em Administração Pública pela Universidade Federal da Bahia (Ufba) e com especialização pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), Paulo Câmera teve uma trajetória de destaque na política baiana, marcada por seis mandatos consecutivos na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), entre 1995 e 2015.
Reconhecido por sua habilidade de articulação e sua dedicação às contas públicas, Câmera ocupou posições de relevância dentro da AL-BA. Foi presidente de comissões estratégicas, como a de Finanças e Orçamento (2001–2006) e a de Defesa do Consumidor.
Foi secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação e secretário de Agricultura da Bahia, ambos os cargos exercidos entre 2011 e 2015, durante a gestão do então governador Jaques Wagner. Antes disso, presidiu a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) em 1994, no governo Antônio Carlos Magalhães.
Luto oficial de três dias é decretado pela AL-BA
A presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, deputada Ivana Bastos (PSD), decretou luto oficial de três dias em memória de Paulo Câmera. A parlamentar lamentou a perda e destacou a trajetória de integridade do ex-deputado.
“A AL-BA está em luto por três dias em memória de Paulo Câmera, um homem público excepcional, de absoluto respeito e seriedade no trato com as contas públicas, dinâmico, espirituoso, além de ser um gentleman no relacionamento com as pessoas. Meu abraço solidário a todos os familiares, aos seus filhos Bárbara, Betânia e Rubens, e amigos de Paulo, além de seus conterrâneos de Itabuna, sua terra natal”, declarou Ivana Bastos.