Entenda o motivo pelo qual a temperatura subiu tanto no Recôncavo Baiano

Cruz das Almas
Compartilhe esta notícia...

Cruz das Almas registrou uma das maiores temperaturas da Bahia

Mais ventiladores e aparelhos de ar-condicionado ligados, além do aumento da quantidade de água ingerida e de banho por dia. Esse é o resumo do que o calor dos últimos dias causou em toda a Bahia, inclusive em municípios do Recôncavo, Vale do Jiquiriçá e Piemonte do Paraguaçu.

Em Cruz das Almas, por exemplo, os termômetros marcaram, nesta quinta-feira (20), 35 graus com sensação térmica de 39°. Nas ruas, os bate-papos tem ocorrido no abrigo de uma boa sombra e, claro, um dos assuntos é o calor. As reclamações também se estendem para as redes sociais, onde ‘chovem’ memes e frases em referência à alta temperatura, que não ameniza nem mesmo à noite.

O site i75 entrou em contato com a meteorologista Cláudia Valéria Silva, do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), que explicou o motivo de estar tão quente, mesmo durante o outono.

“O que está ocorrendo é um sistema que chamamos de pré-frontal. Ou seja, há uma frente fria se aproximando e a ação com a massa de ar seca que está sobre o Recôncavo e demais regiões fez com que a temperatura subisse. Esse é o primeiro sistema do ano aqui na Bahia”, afirmou.

Segundo Cláudia Valéria, a frente fria que está chegando ao estado deve trazer chuvas intensas, acompanhadas de raios, trovões e rajadas de vento, para o Sul e Extremo Sul da Bahia, a partir de hoje. No Recôncavo, Vale do Jiquiriçá e Piemonte do Paraguaçu, as precipitações estão previstas no fim de semana, mas em menor intensidade.

“Será chuva fraca a moderada. Podem ocorrer descargas elétricas, mas o volume maior será no Sul do estado”, acrescentou.

De acordo com a previsão do INMET, entre sábado (22) e domingo (23), o tempo instável e chuvoso permanece em toda a faixa litorânea da Bahia, incluindo o Recôncavo e Salvador.

Maiores temperaturas

O INMET possui uma Estação de Monitoramento das condições climáticas no Recôncavo Baiano. Em Cruz das Almas, na última quarta-feira (19), foi registrada uma das maiores temperaturas do estado: 35.2°.

No mesmo dia, em Itaberaba, no Piemonte do Paraguaçu, a Estação de Monitoramento local registrou a maior temperatura da Bahia: 38,9°. A sensação térmica passou dos 41.

Fonte: i75