Nesta quarta-feira (14), Cruz das Almas sediou o primeiro encontro presencial de articuladores municipais e regionais do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada do NTE 21.
Com o tema “Café com Sabor do Recôncavo”, o evento aconteceu na Biblioteca Municipal e reuniu representantes da educação de 19 municípios que compõem o Núcleo Territorial de Educação do Recôncavo Baiano – NTE 21.
O Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA) tem como finalidade garantir a alfabetização das crianças brasileiras até o final do 2º ano do ensino fundamental e a recuperação das aprendizagens das crianças do 3º, 4º e 5º ano afetadas pela pandemia. Realizado por meio da Rede Nacional de Articulação de Gestão, Formação e Mobilização (Renalfa) e com apoio da Prefeitura de Cruz, por meio da Secretaria de Educação, o encontro teve como objetivo fortalecer a articulação, a formação e o alinhamento das ações entre os municípios do território.
No encontro foram discutidas iniciativas implementadas nessas cidades em consonância ao CNCA, como o cantinho da leitura, projeto étnico-racial, material complementar, Projeto Pipa e trabalho com o IDEB. Além disso, também foram abordados temas como o plano de trabalho anual, formação continuada para os professores, o Selo Compromisso Nacional Criança Alfabetizada e compartilhamento de boas práticas dos municípios.
Vale lembrar que neste ano o município de Cruz das Almas recebeu o Selo Ouro de Compromisso com a Alfabetização, entregue pelo Ministério da Educação. “Estamos alinhando estratégias e mecanismos para fortalecer a educação alfabetizada na idade certa e garantir o desenvolvimento das nossas crianças”, afirmou a secretária de Educação, Geisa Novaes.
“A ideia é a gente alinhar e potencializar cada vez mais a política de alfabetização no estado para que crianças estejam alfabetizadas entre o primeiro e segundo, além da recomposição das aprendizagens para as crianças de terceiro ao quinto ano”, complementou Graciene Guimarães, articuladora estadual da Renalfa Bahia.