Na manhã desta quarta-feira (02), autoridades e representantes da sociedade civil participaram de uma audiência pública no Fórum Dr. Fernando Roth Schmidt, em Cruz das Almas, para discutir a destinação de parte do Imposto de Renda ao Fundo Municipal para a Infância e Adolescência.
A iniciativa, chamada Imposto do Bem, incentiva os contribuintes a direcionarem até 3% do imposto devido para projetos sociais voltados à proteção, educação e capacitação de crianças e adolescentes, sem custos adicionais para os doadores.
O evento reuniu diversas autoridades, incluindo o prefeito Ednaldo Ribeiro, o desembargador Emílio Salomão Pinto Resedá, o Juiz Diretor do Fórum da Comarca de Cruz das Almas, Renato Alves Pimenta, o presidente da Câmara de Vereadores, Euricles Neto e o presidente da CDL, Martinho Vitório, além de outros representantes do judiciário, da gestão municipal e da sociedade. Também estiveram presentes instituições sociais e escritórios de contabilidade.
“Esse é um gesto que cada um pode fazer para contribuir com o futuro das nossas crianças cruzalmenses. São recursos que voltam diretamente para o Município, sendo aplicados exclusivamente para projetos sociais que dão assistência à infância e juventude”, comentou o prefeito Ednaldo.
A destinação dos recursos possibilita que associações beneficentes e organizações sociais ampliem suas atividades e atendam mais crianças em situação de vulnerabilidade. O Conselho Municipal da Criança e do Adolescente de Cruz das Almas (CMDCA) é responsável por gerenciar e fiscalizar o uso dos valores arrecadados, garantindo que os repasses sejam aplicados de forma transparente e eficiente.
Tanto cidadãos quanto empresas podem participar da iniciativa. Pessoas físicas podem direcionar 3% do imposto devido ao fundo, enquanto empresas podem destinar 1%. O processo é simples e pode ser feito diretamente na Declaração do Imposto de Renda, na opção Doações Diretamente na Declaração – ECA.
A campanha Imposto do Bem é promovida pelo Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), por meio da Coordenadoria da Infância e Juventude (CIJ), com apoio do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Para mais informações, os interessados podem consultar um contador para aderir à iniciativa, contribuindo para um futuro melhor para as crianças e adolescentes de Cruz das Almas.