Cruz das Almas é destaque na gestão de resíduos sólidos, aponta o IBGE

Na Bahia, apenas Cruz das Almas e Feira de Santana foram reconhecidas na pesquisa MUNIC 2023, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A pesquisa, divulgada nesta quinta-feira (28), revelou que, no cenário nacional, apenas 304 dos 5.570 municípios brasileiros (5,5%) foram classificados como exemplares. A Bahia, com essas duas cidades incluídas na lista, ocupa a 12ª posição.

“Estamos orgulhosos de sermos referência na Bahia. Esse reconhecimento é fruto do trabalho conjunto da nossa gestão, de empresas e instituições públicas e privadas, e da população em geral. Ele nos dá ainda mais estímulo para continuar avançando”, destacou o prefeito Ednaldo.

O IBGE analisou diversos aspectos relacionados à limpeza urbana, manejo de resíduos sólidos e drenagem de águas pluviais. Cruz das Almas foi destacada por atender todos os critérios de qualidade e atingir os parâmetros de excelência na gestão dos resíduos coletados.

Esse destaque não é por acaso. Cruz das Almas conta com um aterro sanitário em funcionamento, com o Plano de Gestão Integrada, para organizar e dar destino correto aos resíduos e, desde 2021, implantou o Programa Operação Limpa Tudo, uma iniciativa do governo municipal que transformou a forma de realizar a limpeza das vias e a destinação dos resíduos. A operação realiza mutirões periódicos de limpeza nos bairros, promovendo atividades como coleta de lixo, remoção de entulhos e podas de árvores. Diariamente, a Prefeitura coleta mais de 90 toneladas de resíduos domiciliares e sólidos, mantendo um trabalho contínuo.

Mas não é só isso que faz Cruz das Almas se destacar. O município também conta com ações conjuntas numa parceria público e privado, como o Programa de Coleta Seletiva, para incentivar a reciclagem; a Logística Reversa, que destina adequadamente materiais como pneus e eletroeletrônicos; e iniciativas de Educação Ambiental, que conscientizam a população sobre o impacto do lixo no meio ambiente.

Compartilhe esta notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *