Uma pesquisa da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) revelou que Cruz das Almas avançou no desenvolvimento socioeconômico nos últimos anos.
A cidade alcançou a segunda colocação no ranking de municípios do Recôncavo Baiano no Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM), divulgado na última quinta-feira (08).
Nos últimos 10 anos, a pontuação de Cruz das Almas no IFDM aumentou mais de 25%. Com nota 0,59 em uma escala que vai de 0 a 1, onde quanto mais próximo de 1 maior é o desenvolvimento, o município ficou atrás apenas de Santo Antônio de Jesus na região e ocupa a 22ª posição na Bahia.
O estudo avalia o desempenho nas áreas de emprego e renda, saúde e educação. “Com muito trabalho, estamos revertendo o atraso que nossa cidade vivia e essa pesquisa comprova isso. É um esforço conjunto para melhorar a qualidade de vida da população em todas as áreas”, comentou o prefeito Ednaldo Ribeiro.
O maior destaque foi registrado na área da saúde, que passou da categoria de desenvolvimento “baixo” para “moderado”, superando capitais como Salvador, Aracaju e Goiânia. Nesse eixo, foram analisados indicadores sobre internações por condições sensíveis à atenção básica e ao saneamento, mortalidade infantil, cobertura vacinal, médicos por mil habitantes, consultas de pré-natal e gravidez na adolescência.
A educação também apresentou desempenho positivo, com melhora significativa. Em 2013, o município estava classificado com desenvolvimento crítico, o pior nível. Agora, avançou um nível, refletindo os investimentos e esforços realizados na área, incluindo escolas públicas e privadas.
Sobre a pesquisa
O IFDM oferece um panorama detalhado do desenvolvimento socioeconômico dos municípios brasileiros de 2013 a 2023, revelando a evolução no desenvolvimento ao longo dos anos. A edição de 2025 analisa os avanços e desafios socioeconômicos de 5.550 cidades brasileiras, desde o acesso aos serviços até sua efetividade para a população.
Secom – Prefeitura de Cruz