Cruz das Almas é a segunda cidade mais desenvolvida do Recôncavo, segundo índice nacional

Uma pesquisa da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) revelou que Cruz das Almas avançou no desenvolvimento socioeconômico nos últimos anos.

A cidade alcançou a segunda colocação no ranking de municípios do Recôncavo Baiano no Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM), divulgado na última quinta-feira (08).

Nos últimos 10 anos, a pontuação de Cruz das Almas no IFDM aumentou mais de 25%. Com nota 0,59 em uma escala que vai de 0 a 1, onde quanto mais próximo de 1 maior é o desenvolvimento, o município ficou atrás apenas de Santo Antônio de Jesus na região e ocupa a 22ª posição na Bahia.

O estudo avalia o desempenho nas áreas de emprego e renda, saúde e educação. “Com muito trabalho, estamos revertendo o atraso que nossa cidade vivia e essa pesquisa comprova isso. É um esforço conjunto para melhorar a qualidade de vida da população em todas as áreas”, comentou o prefeito Ednaldo Ribeiro.

O maior destaque foi registrado na área da saúde, que passou da categoria de desenvolvimento “baixo” para “moderado”, superando capitais como Salvador, Aracaju e Goiânia. Nesse eixo, foram analisados indicadores sobre internações por condições sensíveis à atenção básica e ao saneamento, mortalidade infantil, cobertura vacinal, médicos por mil habitantes, consultas de pré-natal e gravidez na adolescência.

A educação também apresentou desempenho positivo, com melhora significativa. Em 2013, o município estava classificado com desenvolvimento crítico, o pior nível. Agora, avançou um nível, refletindo os investimentos e esforços realizados na área, incluindo escolas públicas e privadas.

Sobre a pesquisa

O IFDM oferece um panorama detalhado do desenvolvimento socioeconômico dos municípios brasileiros de 2013 a 2023, revelando a evolução no desenvolvimento ao longo dos anos. A edição de 2025 analisa os avanços e desafios socioeconômicos de 5.550 cidades brasileiras, desde o acesso aos serviços até sua efetividade para a população.

Secom – Prefeitura de Cruz

Compartilhe esta notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ir para o conteúdo