Cruz das Almas celebra o Dia Mundial da Agricultura com avanços importantes

No Dia Mundial da Agricultura, comemorado nesta quarta-feira (20), Cruz das Almas reafirma seu compromisso com o fortalecimento do setor agrícola.

A Prefeitura de Cruz, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SEAMA), tem investido em ações que beneficiam diretamente os agricultores familiares, impulsionando a economia local e promovendo o desenvolvimento sustentável.

Nos últimos anos, diversas iniciativas foram implementadas para valorizar e modernizar a agricultura da região. Entre elas, destaca-se a disponibilização de assistência técnica e quase 3 mil horas de mecanização agrícola, realizados com três máquinas voltadas à preparação da terra. Atualmente, essas ações atendem 25 associações rurais. Além disso, a Associação Comunitária da Lagoa Grande foi beneficiada com a entrega de um trator e implementos agrícolas, incluindo grade, aradora e sulcador.

Outro avanço importante foi a implementação do projeto “Mandioca Irrigada”, realizado em parceria com o Consórcio do Território do Recôncavo (CTR). O município também ampliou a aquisição de alimentos da agricultura familiar para abastecer a merenda escolar, por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), fortalecendo os produtores rurais e garantindo alimentação saudável para os estudantes.

Uma das principais novidades é a emissão gratuita do Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF), um documento essencial para que os agricultores tenham acesso a benefícios e políticas públicas de incentivo à produção. “Estamos sempre comprometidos em apoiar nossos agricultores, investindo no fortalecimento da nossa agricultura e promovendo a produção sustentável”, destacou o prefeito Ednaldo Ribeiro

Além dessas iniciativas, a Prefeitura de Cruz tem incentivado a produção agrícola por meio da distribuição de sementes, com quase 4,5 toneladas já entregues apenas neste ano. Outro destaque é a ExpoCruz, a maior feira de agricultura familiar e empreendedorismo do Recôncavo Baiano.

Compartilhe esta notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo