Tecnologia será utilizada pela primeira vez em uma partida no Brasil
Corinthians e Palmeiras se enfrentam na disputa pelo título do Campeonato Paulista 2025. O primeiro confronto do clássico paulista acontece no dia 16 (domingo), às 18h30, no Allianz Parque. Já a grande decisão será no dia 27 (quinta-feira), na Neo Química Arena.
O clássico contará com uma novidade: o impedimento semiautomático. É a primeira vez que o recurso será utilizado em uma partida no Brasil.
A decisão — aprovada pelos dois clubes — foi anunciada pela Federação Paulista de Futebol (FPF) nesta terça-feira (11), após reunião do Conselho Técnico.
A FPF irá instalar dez câmeras nos estádios dos dois times, visando proporcionar uma visão 3D do campo.
Como funciona
O impedimento semiautomático visa diminuir o tempo de checagem do árbitro assistente de vídeo (VAR) em possíveis gols irregulares e dar mais agilidade às partidas, aumentando o tempo de bola rolando. Também prega o “erro zero” para esse tipo de jogada. A tecnologia é utilizada em competições como a Champions League, Premier League, Copa da Inglaterra, e Eurocopa.
O mecanismo estreou na Copa do Mundo de 2022 e foi utilizada de maneira crucial na partida entre Argentina e Arábia Saudita. Os argentinos tiveram três gols anulados. Em um dos lances envolvendo Lautaro Martínez, o lance foi checado em menos de um minuto, com a transmissão mostrando que o atacante estava adiantado com um dos ombros na frente do rival.
Corinthians x Palmeiras
Esta será a primeira vez, desde 2020, que as equipes se enfrentam em uma final estadual.
O Corinthians chega à decisão após derrotar o Santos por 1 a 0 na Neo Química Arena, na semifinal, enquanto o Palmeiras eliminou o São Paulo por 1 a 0 no Allianz Parque.
Em caso de empate no placar agregado, a decisão do título será nos pênaltis.