Sorteio da fase de grupos acontece nesta terça-feira
A edição 2025 da Copa do Nordeste começa a ganhar contornos nesta terça-feira (14), com o sorteio dos grupos da competição, marcado para as 20h, na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), no Rio de Janeiro. O evento será transmitido pelo canal oficial da CBF no YouTube.
Ao todo, 16 clubes participarão do torneio regional, que já é tradicional no calendário do futebol brasileiro. Entre os representantes, estão os principais campeões estaduais e clubes de destaque no cenário nordestino, incluindo Fortaleza, Bahia, Ceará, Sport, CRB, Vitória e Náutico. A competição contará ainda com equipes como Confiança, Ferroviário, Altos, América-RN, Juazeirense, Moto Club, CSA, Sousa-PB e Sampaio Corrêa.
Os clubes serão divididos em quatro potes, conforme o posicionamento no Ranking Nacional de Clubes (RNC) da CBF, com quatro equipes em cada. A configuração dos potes ficou assim:
– (Pote 1): Fortaleza, Bahia, Ceará e Sport
– (Pote 2): CRB, Vitória, CSA e Sampaio Corrêa
– (Pote 3): Náutico, Confiança, Ferroviário e Altos
– (Pote 4): América-RN, Juazeirense, Moto Club e Sousa-PB
Como de costume, os clubes de maior expressão de cada estado serão colocados em grupos separados. Dessa forma, Fortaleza e Ceará, Bahia e Vitória, Sport e Náutico, CRB e CSA, além de Sampaio Corrêa e Moto Club, não se enfrentarão na fase de grupos.
Os 16 clubes serão divididos em dois grupos de oito equipes. Durante a fase de grupos, cada time jogará sete partidas contra adversários de sua chave, com os quatro melhores de cada grupo avançando para as quartas de final.
A partir do mata-mata, os confrontos serão definidos por cruzamento entre os grupos: o 1º colocado do Grupo A enfrentará o 4º do Grupo B, o 2º do Grupo A jogará contra o 3º do Grupo B, e assim por diante. Quartas de final e semifinais serão realizadas em jogo único, com vantagem de mando para o time de melhor campanha. Já a grande final será disputada em partidas de ida e volta, com o segundo jogo na casa da equipe com o melhor desempenho geral.
Uma das principais novidades deste ano é o formato da fase de grupos. Diferentemente de edições anteriores, em 2025, os clubes enfrentarão apenas adversários do mesmo grupo, ao invés de equipes do grupo oposto. A mudança busca equilibrar a competição, após a discrepância vista na edição de 2024, quando o River-PI, lanterna do Grupo A, somou mais pontos que o Fortaleza, vice-líder do Grupo B, que acabou conquistando o título.
A Copa do Nordeste 2025 terá início no dia 22 de janeiro, com a fase de grupos se estendendo até 26 de março. As quartas de final e as semifinais estão previstas para os dias 4 e 9 de junho, respectivamente, enquanto as finais estão programadas para os dias 3 e 7 de setembro. As datas podem ser ajustadas, dependendo do calendário da Conmebol e da CBF.