Consumidores devem ser ressarcidos por prejuízos sofridos com ‘apagão’, afirma Procon-BA

Bahia
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Reclamações podem ser formalizadas nas unidades do órgão ou no site

A Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor na Bahia (Procon-BA) publicou nota na tarde desta terça-feira (15/8) informando que os consumidores do sistema de energia elétrica que tiveram prejuízos causados pelo ‘apagão’ que atingiu estados de todo o Brasil pela manhã podem solicitar ressarcimento pelos danos.

Quem teve avarias em equipamentos elétricos e eletrodomésticos causados pela queda de energia no estado deve recorrer a unidades do Procon-BA ou no site para formalizar uma reclamação junto à Neoenergia Coelba, concessionária responsável pelo fornecimento de energia no estado.

O superintendente do Procon-BA, Tiago Venâncio, incentivou os consumidores prejudicados a fazer as denúncias. “O Código de Defesa do Consumidor atribui responsabilidade objetiva aos fornecedores que, em decorrência da prestação de serviços, cause danos aos consumidores”, explicou, na nota.

APAGÃO

O ‘apagão’ que atingiu cidades do Norte, Nordeste, Sudeste e Sul do Brasil ocorreu aproximadamente às 8h30 desta terça-feira. Por volta das 11h, cidades da Bahia voltaram, gradativamente, a ter energia. Segundo a Neoenergia Coelba, cerca de 99% dos consumidores de Salvador já estavam com energia em casa. No âmbito estadual, 50% dos afetados foram retomados.

No último comunicado divulgado pela Neoenergia, às 14h13, foi informado que o restabelecimento do fornecimento nas áreas atingidas iniciou às 9h03 e foi concluído às 14h07. As causas da ocorrência ainda estão sob análise pelo Operador Nacional do Sistema (ONS)