Segundo dados do Instituto Fogo Cruzado, das 100 chacinas registradas, 67 aconteceram em ações policiais, deixando 261 mortos
A chacina que deixou 12 homens mortos no bairro de Fazenda Coutos, no Subúrbio de Salvador, foi a 100ª registrada em Salvador e região metropolitana desde julho de 2022, quando começou a operar na Bahia o Instituto Fogo Cruzado.
As vítimas morreram na madrugada desta terça-feira (4), durante confronto com a Rondesp BTS. Segundo a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), os 12 homens integravam a organização criminosa Comando Vermelho (CV) e estavam invadindo as casas de moradores, promovendo um clima de terror no bairro.
Segundo o Fogo Cruzado, das 100 chacinas registradas, 67 ocorreram em ações policiais, resultando em 261 mortos. Outro motivo de chacinas que se destaca são disputas entre grupos armados. No total, 11 foram motivadas por estas rivalidades, deixando 49 vítimas.
O Instituto Fogo Cruzado define chacina como qualquer evento em que três ou mais civis são mortos a tiros na mesma situação, independentemente da motivação – seja assalto, disputa entre grupos armados ou operação policial. Quando as mortes ocorrem durante ações das forças de segurança, são classificadas como chacinas policiais.
Confira o ranking das cidades baianas com maior número de chacinas:
● Salvador: 63 chacinas, 46 em ações e operações policiais
● Camaçari: 16 chacinas, 6 em ações e operações policiais
● Candeias: 7 chacinas, 4 em ações e operações policiais
● Lauro de Freitas: 6 chacinas, 5 em ações e operações policiais
● Simões Filho: 4 chacinas, 3 em ações
● Mata de São João: 2 chacinas, 1 em ação/operação policial
● Itaparica: 1 chacina em ação policial
● São Sebastião do Passé: 1 chacina
● Vera Cruz: 1 chacina em ação policial
Veja os bairros com maior número de ocorrências:
● Águas Claras (Salvador): 4 chacinas policiais
● Arenoso (Salvador): 3 chacinas policiais
● Beiru/Tancredo Neves (Salvador): 3 chacinas, 2 policiais
● Caroba (Candeias): 3 chacinas, 2 policiais
● Cosme de Farias (Salvador): 3 chacinas, 1 policial
● Fazenda Coutos (Salvador): 3 chacinas, 2 policiais
● Lobato (Salvador): 3 chacinas, 2 policiais
● Pau Miúdo (Salvador): 3 chacinas, 2 policiais
● Rio Sena (Salvador): 3 chacinas, 2 policiais
Entre as 373 vítimas de chacinas registradas, estão três idosos, 347 adultos, nove adolescentes e uma criança, além de 12 pessoas cuja faixa etária não foi identificada. A maioria das vítimas era homens (345), representando 93% dos mortos. Outras 20 vítimas eram mulheres (5%), enquanto o gênero de oito pessoas não foi informado.
Os dados também revelam que 39 pessoas foram mortas dentro de suas residências, 19 em bares, oito dentro de automóveis e cinco durante eventos.