Campeão da Série B, Vitória fecha o ano com 55% de aproveitamento e Léo Gamalho como artilheiro

Esportes
Compartilhe esta notícia...

Rubro-Negro tem campanha superior como mandante (desempenho de 71%) e Osvaldo como garçom

 

O Vitória fez uma temporada de recuperação em 2023 até chegar ao inédito título da Série B. O Rubro-Negro não conseguiu engrenar e amargou campanhas decepcionantes nas copas do Nordeste e do Brasil, além do Campeonato Baiano. Porém, a maré virou para o Leão, que garantiu números expressivos para sair de azarão e fazer história na Segundona.

A começar pelo primeiro trimestre, os números foram assustadores. Com eliminações precoces, na mesma semana, em três competições, o Vitória repetiu marcas negativas dos últimos anos.

No Estadual, o Rubro-Negro terminou na sexta colocação, com 12 pontos, após três triunfos, três empates e três derrotas. No Nordestão, o time baiano foi o vice-lanterna do Grupo A, com seis pontos oriundos de um resultado positivo, três empates e quatro derrotas.

Na Copa do Brasil, o Leão passou um vexame ainda maior e caiu ainda na primeira fase, após revés para o Nova Iguaçu, em jogo único, fora de casa, por 2 a 0.

Mas os erros não se repetiram na Série B. Depois de quase 40 dias de preparação e busca por reforços, o Vitória arrancou bem, com cinco resultados positivos seguidos, e se manteve constante para levantar a taça ao fim de 38 rodadas, com 72 pontos decorrentes de 22 triunfos, seis empates e dez derrotas.

Maior sequência invicta: seis jogos;
Maior sequência negativa: 
sete jogos.

Números do Vitória em 2023

Jogos Vitórias Empates Derrotas Gols marcados Gols sofridos Aproveitamento
Na temporada 58 28 12 18 74 58 55%
Em casa 30 19 7 4 45 18 71%
Visitante 28 9 5 14 29 40 38%

João Burse teve o trabalho interrompido no Vitória após dez partidas, no início do ano. O treinador foi demitido em fevereiro, após quatro triunfos, dois empates e quatro derrotas. Seu aproveitamento em 2023 foi de 46%.

Em substituição a Burse, Léo Condé teve um início ruim, com sete partidas seguidas sem vencer, mas teve tempo para colocar seu trabalho em prática, o que deu certo.

No total, o comandante do título mais importante da história do Vitória venceu 23 de 46 jogos, além de dez empates e 13 derrotas. O desempenho foi de 57%.

Vale lembrar que, entre os dois trabalhos, o assistente Ricardo Amadeu foi o técnico interino do Vitória na partida válida pela sétima rodada do Campeonato Baiano, na qual o Leão derrotou o Atlético-BA por 2 a 1.

  • João Burse – 10 jogos e 46% de aproveitamento;
  • Ricardo Amadeu – 1 jogo e 100% de aproveitamento;
  • Léo Condé – 46 jogos e 57% de aproveitamento.

 

Os destaques

 

Léo Gamalho comemora primeiro gol do Vitória sobre o Guarani — Foto: Victor Ferreira/EC Vitória

Léo Gamalho comemora primeiro gol do Vitória sobre o Guarani — Foto: Victor Ferreira/EC Vitória

Contratado para ser o goleador do Vitória em 2023, Léo Gamalho cumpriu bem o papel, mesmo em um ano turbulento na vida pessoal. O atacante marcou 12 gols no total, dez pela Série B.

Top 3 dos artilheiros do Vitória no ano

Jogador Gols Jogos
Léo Gamalho 12 35
Osvaldo 8 50
Tréllez 6 28

Outro destaque do Leão na temporada, Osvaldo marcou oito gols e foi o garçom da equipe, com onze assistências no total, nove na Série B.

Top 3 dos garçons do Vitória no ano

Jogadores Assistências Jogos
Osvaldo 11 50
Railan 5 40
Mateus Gonçalves 4 19
Osvaldo balançou a rede pelo Vitória contra o Sampaio Corrêa — Foto: Victor Ferreira/EC Vitória

Osvaldo balançou a rede pelo Vitória contra o Sampaio Corrêa — Foto: Victor Ferreira/EC Vitória

Os números agora ficam no passado, pois o Vitória já trabalha de olho nas quatro competições que disputará em 2024: Campeonato Baiano, Copa do Nordeste, Copa do Brasil e Brasileirão.

O Rubro-Negro estreia na temporada em jogo fora de casa contra o Jacuipense, às 19h15 do dia 17 de janeiro (horário de Brasília), pela primeira rodada do Estadual.