Bahia encerra 2023 com 48% de aproveitamento e Everaldo como goleador

Esportes
Compartilhe esta notícia...

Tricolor foi melhor como mandante (59% de desempenho) e teve Cauly como garçom da temporada

A permanência na Série A foi um alívio para o Bahia, que teve temporada turbulenta e apresentou futebol abaixo da expectativa no “ano zero” de parceria com o Grupo City. O Tricolor apostou no técnico Renato Paiva em boa parte do 2023, mas foi Rogério Ceni quem salvou o clube de um rebaixamento que parecia certo, isso na última rodada do Brasileiro e após oscilações.

A temporada começou cheia de expectativa por causa da SAF com o City Football Group, mas os resultados ruins nos torneios regionais mostraram que não seria fácil agradar ao torcedor dentro de campo.

O título baiano não foi suficiente para esconder a indignação entre os tricolores por causa da eliminação na primeira fase da Copa do Nordeste: terminou em sexto lugar do Grupo B, com nove pontos oriundos de duas vitórias, três empates e três derrotas.

A Copa do Brasil trouxe alguma esperança e a chance de alcançar pela primeira vez a semifinal, mas o Bahia terminou eliminado nas quartas de final, para o Grêmio, nos pênaltis.

No Brasileirão, o Tricolor brigou praticamente o campeonato inteiro contra o Z-4 e só saiu dele na última oportunidade, após passar cinco rodadas seguidas na zona de perigo. Para isso, precisou bater o Atlético-MG e torcer por tropeço do Santos.

Maior sequência invicta: seis jogos;
Maior sequência negativa: 
oito jogos (duas vezes).

Números do Bahia em 2023

Jogos Vitórias Empates Derrotas Gols marcados Gols sofridos Aproveitamento
Na temporada 67 27 16 24 93 85 48%
Em casa 32 16 9 7 56 33 59%
Visitante 35 11 7 17 37 52 38%
Bahia comemora permanência na Série A — Foto: Felipe Oliveira/EC Bahia

Bahia comemora permanência na Série A — Foto: Felipe Oliveira/EC Bahia

Renato Paiva treinou o Bahia até setembro. Foram 49 jogos, com 19 vitórias, 15 empates e 15 derrotas – aproveitamento de 49%. Na Série A, o treinador teve desempenho de 33% após cinco resultados positivos, sete empates e dez derrotas em 22 partidas.

Já Rogério Ceni chegou para tentar salvar o Tricolor do rebaixamento e, após uma queda de rendimento da equipe na reta final, conseguiu completar o objetivo. Com o treinador, o Tricolor teve aproveitamento de 46% em 16 jogos. Foram sete triunfos, um empate e oito derrotas.

  • Renato Paiva – 49 jogos e 49% de aproveitamento;
  • Rogério Ceni – 16 jogos e 46% de aproveitamento.

 

Os destaques

 

Everaldo em Bahia x Internacional — Foto: Felipe Oliveira / EC Bahia / Divulgação

Everaldo em Bahia x Internacional — Foto: Felipe Oliveira / EC Bahia / Divulgação

Everaldo foi um dos jogadores mais criticados do Bahia na temporada, mas não deixou de marcar seus gols e terminar como artilheiro do Tricolor na temporada, com 20 gols, nove no Campeonato Brasileiro. Esse foi o melhor ano do centroavante em número de bolas nas redes.

Top 3 dos artilheiros do Bahia no ano

Jogador Gols Jogos
Everaldo 20 60
Biel 11 48
Cauly 10 47

Além de Everaldo, apenas Biel e Cauly chegaram à marca de dois dígitos em gols pelo Tricolor no ano. Além disso, os camisas 8, 9 e 10 estão no top 3 com mais assistências. Cauly, inclusive, foi o garçom tricolor com nove passes para bolas nas redes.

Top 3 dos garçons do Bahia no ano

Jogadores Assistências Jogos
Cauly 9 47
Biel 7 48
Thaciano 6 35
Everaldo 6 60
Cauly comemora gol na Arena Fonte Nova — Foto: Felipe Oliveira / EC Bahia

Cauly comemora gol na Arena Fonte Nova — Foto: Felipe Oliveira / EC Bahia

Agora, o Bahia trabalha nos bastidores para montar um elenco mais forte de olho em 2024. Ao todo, o Tricolor entrará em campo por Campeonato Baiano, Copa do Nordeste, Copa do Brasil e Brasileirão.

A estreia azul, vermelha e branca será contra o Jequié, às 21h30 do dia 17 de janeiro (horário de Brasília), pela primeira rodada do estadual.