Bahia e Vitória vão disputar a Série A de pontos corridos juntos pela sexta vez; confira histórico

Esportes
Compartilhe esta notícia...

Edições de 2003, 2013, 2014, 2017 e 2018 contaram com a participação da dupla Ba-Vi

A permanência do Bahia na Primeira Divisão e o acesso do Vitória, após conquistar a Série B, confirmaram as principais equipes do estado na elite do futebol brasileiro em 2024. Na próxima temporada, os clubes vão disputar, juntos, a principal competição do país, algo que até então só tinha acontecido nas edições 2003, 2013, 2014, 2017 e 2018.

Última vez

A última vez que Bahia e Vitória jogaram juntos a Série A foi em 2018, ano de rebaixamento rubro-negro e de campanha regular do Tricolor. O time azul, vermelho e branco, inclusive, goleou no primeiro clássico (4 a 1 na Fonte Nova) e segurou o empate no Barradão (2 a 2 )

O Leão terminou a competição na penúltima colocação, com 37 pontos, enquanto o Bahia foi o 11º colocado, com 48 pontos.

Em 2017, o Bahia também levou a melhor, tanto na campanha quanto nos clássicos. O Tricolor terminou o campeonato na 12ª posição, com 50 pontos, e viu o Vitória se livrar do rebaixamento na última rodada, após o 16º lugar, com 43 pontos.

No primeiro turno, houve empate sem gol no Manoel Barradas, mas o Tricolor se deu bem no Ba-Vi do segundo turno e venceu por 2 a 1. Mendoza, nos acréscimos, e Edigar Junio marcaram para o Esquadrão, enquanto Wallace descontou

Queda conjunta

No histórico da dupla Ba-Vi na Série A dos pontos corridos, a edição de 2014 é para ser esquecida. Bahia e Vitória fizeram campanhas abaixo da expectativa e terminaram rebaixados de mãos dadas para a Segunda Divisão.

O Rubro-Negro foi o 17º colocado, com 38 pontos, enquanto o Tricolor ficou uma posição abaixo, com 37 pontos. Nos clássicos, o Vitória venceu o do segundo turno, por 2 a 1, com gols de Kanu e Luiz Gustavo (Kieza descontou). No primeiro turno, as equipes ficaram no empate em 1 a 1.

Leão histórico

No Brasileirão 2013, vale destacar a campanha avassaladora do Vitória, que terminou na quinta posição, com 59 pontos, e brigou por Libertadores até o final do campeonato. Já o Bahia fez campanha de segunda parte da tabela, terminando em 12º lugar, com 48 pontos.

Nos Ba-Vis, entretanto, o Tricolor teve sucesso. Depois de empatar em 0 a 0 no clássico do turno, o Esquadrão levou a melhor e venceu o arquirrival por 2 a 0, no returno.

Derrocada tricolor

O pior ano do Bahia na era dos pontos corridos foi justamente na estreia do novo modelo de disputa. Ainda com 24 equipes, o Tricolor foi rebaixado como último colocado e fez 46 pontos. Já o Vitória terminou no 16º lugar, com 56 pontos.

Nos Ba-Vis deste campeonato, o equilíbrio marcou presença. O Tricolor venceu como mandante, por 2 a 1, e foi derrotado pelo Rubro-Negro como visitante, também por 2 a 1.

Que seja uma nova era!

Agora, que a dupla Ba-Vi apresente competitividade e deixe a briga contra rebaixamento para trás na temporada 2024. Além do Brasileirão, os dois principais clubes baianos vão disputar Campeonato Baiano, Copa do Nordeste e Copa do Brasil no ano que vem. Chance para que vários clássicos sejam disputados.