Bahia é campeã por equipes no Campeonato Brasileiro de Boxe 2024

Esportes
Compartilhe esta notícia...

Atuação reforça a história do estado com a modalidade olímpica

A equipe da Bahia brilhou no Campeonato Brasileiro de Boxe 2024, realizado na última semana em Brasília, Distrito Federal, e sagrou-se campeã por equipes. Dentre os representantes baianos, 12 atletas e um chefe de delegação viajaram com passagens aéreas concedidas pela Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).

A delegação baiana, composta por 14 atletas, conquistou 13 medalhas e títulos individuais, superando grandes rivais como São Paulo, que ficou na segunda posição, e o Rio de Janeiro, na terceira. O técnico Marco Antônio Moreira Santos, que também é professor do projeto da Sudesb – Núcleo de Esportes de Luta e Combate – no Centro de Boxe e Artes Marciais da Bahia, foi eleito o melhor técnico do campeonato.

Das 13 medalhas conquistadas pela Bahia, cinco foram de ouro, todas no masculino:

Ronaldo da Silva (-51 kg)

Ramon da Conceição (-57 kg)

Breno de Carvalho (-63,5 kg)

Isaias Filho (-92 kg)

Joel da Silva (+92 kg)

“Foi um campeonato muito duro e difícil, como sempre é, com adversários duríssimos. Mas, me preparei bastante neste ano com maior destaque para o mental. Sempre treinei muito fisicamente e tecnicamente. Dessa vez, fui mais focado e sabendo o que tinha que fazer estrategicamente porque batia sempre na trave. Estava engasgado com um adversário da Seleção que eu já tinha perdido na semifinal e ganhei. Gostaria de agradecer ao treinador Luiz Dórea, aos treinadores, a Boxebahia e a Sudesb.”, disse Ronaldo da Silva.

Além dos ouros, a Bahia conquistou mais oito medalhas:

Prata

Yasmine Silva (-50 kg)

Stefani dos Santos (-54 kg)

Adriele Nascimento (-66 kg)

Samara Santos (-75 kg)

Bronze

Kaian Reis (-71 kg masculino)

Jomário da Cruz (-80 kg masculino)

Maria de Jesus (-57 kg feminino)

Camille Santana (-60 kg feminino)

“Cada luta foi de uma intensidade gigantesca porque tive que me superar, uma experiência muito significativa. A final foi contra uma adversária muito conhecida e duríssima. Mas, ainda assim, mesmo sem o resultado que gostaria inicialmente, o ouro, gostei muito do meu desempenho. Próximo ano, tem mais.”, afirmou Samara Santos.

A performance excepcional da equipe da Bahia no Campeonato Brasileiro de Boxe 2024 não apenas reforça o talento dos atletas baianos, mas também destaca o suporte e desenvolvimento proporcionado por iniciativas como a Sudesb. O evento serviu como uma plataforma para jovens atletas mostrarem seu potencial, consolidando a Bahia como um polo significativo para o boxe no Brasil.