Avanços na rede municipal de ensino de Cruz das Almas são destaque em fórum estadual de educação

A cidade de Cruz das Almas marcou presença no XXI Fórum da Undime Bahia, evento que reúne representantes da educação municipal de 350 cidades baianas para debater melhorias no ensino público.

Na oportunidade, o município apresentou dois avanços implementados pela Prefeitura de Cruz, que têm gerado impactos positivos no ensino local: a Creche 12 Meses e a reforma de 36 unidades escolares.

O programa Creche 12 Meses visa garantir o atendimento contínuo às crianças ao longo do ano, sem interrupção nas férias, proporcionando um espaço seguro e estruturado para o seu desenvolvimento. A metodologia adotada é baseada em interações e brincadeiras, fortalecendo o processo de ensino e aprendizagem, ao mesmo tempo em que oferece suporte essencial às famílias que trabalham e precisam de um ambiente adequado para seus filhos. O programa respeita a diversidade e os diferentes ritmos de aprendizagem das crianças, promovendo seu desenvolvimento integral e considerando aspectos físicos, emocionais, sociais e cognitivos.

O segundo avanço apresentado foi a requalificação de 36 unidades escolares nos últimos três anos. A iniciativa tem como principal objetivo melhorar a infraestrutura das escolas, tornando os espaços mais adequados e funcionais para o aprendizado. As reformas incluem adaptações para garantir acessibilidade, como a adequação de salas, banheiros PNE e áreas comuns. Além disso, a valorização dos profissionais da educação também foi considerada, com a criação de ambientes de trabalho mais dignos e motivadores.

Representando a rede municipal de ensino, a secretária de Educação Geisa Novaes destacou que as iniciativas são resultado de muito trabalho da gestão municipal. “Temos investido em diversas melhorias, além das que trouxemos para este momento, como o ensino integral e a compra de novos materiais permanentes. Agora, a população tem escolas com espaços modernos e bem equipados, que favorecem o engajamento dos estudantes. São mudanças que refletem diretamente na qualidade da educação ofertada, contribuindo para a formação dos jovens”, comentou a gestora da pasta.

XXI Fórum da Undime Bahia

Com o tema “A Undime/BA e a gestão das políticas educacionais em regime de colaboração: Tecendo saberes e fazeres na garantia de uma educação pública com equidade”, o encontro começou na quarta-feira (26) e segue até sexta-feira (28), em Salvador. Durante os três dias de programação acontecem palestras, mesas de conversação, oficinas e atendimentos individualizados com técnicos do Ministério da Educação (MEC), Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Instituto Nacional de Pesquisas e Estudos Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e da Secretaria de Educação do Estado.

O XXI Fórum da Undime Bahia reúne 1.200 participantes, entre dirigentes municipais de educação, equipes técnicas das secretarias, gestores escolares, coordenadores pedagógicos, conselheiros, educadores, pesquisadores e especialistas. O evento representa uma oportunidade valiosa para a troca de experiências entre municípios, incentivando a adoção de práticas eficazes que fortaleçam o ensino público e garantam melhores oportunidades para as crianças e jovens baianos.

Secom – Prefeitura de Cruz

Compartilhe esta notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo