Após problemas com trios em 2024, Carnaval de Salvador terá redução de equipamentos nas ruas no ano que vem

Se não há espaço para quem quer curtir o Carnaval na pipoca, a dificuldade também existe para quem quer colocar o bloco na rua.

Para 2025, o Carnaval de Salvador terá uma redução de equipamentos nos circuitos, medida adotada para tornar confortável os seis dias de festa tanto para o folião, quanto para os empresários.

Em entrevista ao Bahia Notícias, o presidente da Empresa Salvador Turismo (Saltur), Isaac Edington, revelou que a folia em 2025 será desafiadora devido ao número de equipamentos e aos transtornos vividos em 2024, como trios quebrados, engarrafamentos e a lotação do circuito. Para o ano que vem, o Carnaval ainda terá o desfalque do estacionamento na Graça.

“A gente tem grandes desafios. No ano passado, a gente teve uma conjuntura, eu diria, até astrológica de vários incidentes que aconteceram ao mesmo momento no Carnaval, onde a gente teve um equipamento quebrado durante a madrugada que atrapalhou bastante a montagem dos trios. A gente tem uma equipe muito profissional dedicada a isso e temos nos reunido com os órgãos de trânsito e trabalhando em alternativas para suprir a falta do estacionamento da Graça.”

Edington ainda explicou como funciona a logística dos trios elétricos em circulação na capital baiana. “Ela funciona durante 24 horas, cada equipamento, quando ele termina o desfile, ele começa uma outra operação de reposicionamento para que no outro dia possam estar todos retornando para o circuito, para começar tudo novamente. Temos 160 equipamentos circulando pela cidade durante o Carnaval, então é uma logística tremenda”.

De acordo com Washington Paganelli, presidente do Conselho Municipal do Carnaval (Comcar), o Circuito Dodô (Barra-Ondina), será mais afetado com a redução.

“Para você ter uma ideia, no ano passado nós tivemos 44 equipamentos na Barra, entre trios e carro de apoio. Esse ano nós vamos ter 24. Essa redução é justamente para ter mais conforto para o folião e para o trio elétrico também, mas também porque a gente não tem mais espaço. Quando sai da Barra, 15 horas, 16 horas, eu já tenho que estar com toda a fila lá arrumada. E eu só tenho espaço no Porto da Barra até o Farol para 24 equipamentos”, afirmou.

A limitação nos equipamentos foi confirmada por Edignton, que explicou a decisão: “Para que a gente tenha um circuito com mais fluxo, mas, ao mesmo tempo, com qualidade de apresentações, com qualidade, sobretudo, do funcionamento, do trânsito entre um circuito e outro”.

A partir desta semana, a Prefeitura de Salvador, com o Conselho Municipal do Carnaval, iniciará testes com os trios elétricos pelas ruas da cidade. O trajeto será feito na madrugada, para não atrapalhar o trânsito na cidade. A ideia, de acordo com Isaac, é evitar os diversos incidentes que ocorreram neste ano, como a quebra de trio durante a madrugada, a quebra de trio durante o circuito, a falta de energia e outros.

A questão com os trios na rua também afeta o abastecimento dos camarotes, por exemplo, feito com carros de menores portes, mas que circulam no circuito, além de ambulâncias, viaturas e outros veículos.

“Nós vamos fazer esse ano um novo Carnaval, porque é necessário olhar para todos os circuitos. Nós estamos tendo reuniões diretas com todos os órgãos envolvidos no Carnaval, tanto da parte do Governo quanto da Prefeitura. Essa semana mesmo nós vamos fazer um trabalho com o trio elétrico pela madrugada para vermos algumas possibilidades. O trabalho não para e está sendo feito com muito cuidado, com muito profissionalismo”, disse Paganelli.

Como antecipado ao Bahia Notícias, o empresário reforçou a fiscalização mais severa que será feita pelos órgãos no Parque de Exposições e que os trios terão que sair já prontos para desfilar, sem nenhum tipo de adição, e também o roteiro a ser seguido por eles até o circuito da festa. “Esse ano foram 5 trios presos embaixo do viaduto, então para 2025 nós vamos ter um roteiro, um mapa e os trios com GPS já dizendo para ele aonde ele tem que passar. Se ele sair do roteiro, a Transalvador vai saber e vai ser multado”.

Quanto a situação do estacionamento dos trios elétricos, que antes funcionava na Graça, porém, com a construção de um novo empreendimento na região, o espaço está inutilizável para o Carnaval, o Comcar ainda não definiu qual outro endereço irá receber os trios, mas segue estudando as opções.

“A gente tinha um espaço que chamava de Barracão, e era onde deixávamos os trios e eles desciam aos poucos da Graça para a Barra. Agora não temos mais e as pessoas sugerem a Vitória, mas não tem como. Temos as árvores, temos os prédios, eu não posso botar o trio fechando a avenida e impactar aqueles que não brincam com o Carnaval, ou que desejam sair de casa para fazer algo pelo circuito. Além de atrapalhar na questão de socorro médico, rota de fuga. Tudo isso temos que pensar.”

Nesta quarta-feira (26), o Comcar realiza a convocação das assembleias para a definição da ordem dos desfiles nos circuitos oficiais da folia, tendo como base os três últimos anos da festa. Estão convocadas entidades carnavalescas que desfilam nos circuitos Batatinha (Pelourinho), Osmar (Campo Grande), Dodô (Barra-Ondina), Sérgio Bezerra (Barra) e Mestre Bimba (Nordeste de Amaralina).

De acordo com o levantamento feito pelo Bahia Notícias, o Carnaval de Salvador tem 21 blocos com vendas abertas para a folia em 2025. É aguardado a confirmação do Bloco Coruja, que deu indícios do desfile no ano que vem nas redes sociais. É esperado que Ivete saia dois dias de festa, no sábado e na segunda de Carnaval.

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