Após 15 anos, servidor da prefeitura e irmão catador se reencontram durante o Carnaval

Bahia Carnaval
Compartilhe esta notícia...

O CATAFOLIA, local em que os dois se reencontraram, foi uma das bases de apoio montada pela Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer

Um abraço longo e emocionado uniu o vendedor ambulante Vitor da Silva, de 42 anos, ao educador social Joaquim Donato dos Santos Júnior, 36, neste Carnaval de Salvado, colocando fim a uma busca que já durava 15 anos. Os dois são irmãos e haviam se visto pela última vez em 2009, no enterro do pai deles.

O reencontro ocorreu na manhã de sexta-feira (9/2), durante o segundo dia de Carnaval de Salvador. Vitor atuava como vendedor ambulante e catador na festa e Joaquim, que atua como educador social, estava no primeiro dia de plantão do Catafolia, base de apoio para catadores montada pela Prefeitura de Salvador.

Vitor resolveu ir à base do Dois de Julho para tomar um café. Ao chegar no local, ouviu a voz de Joaquim e o abordou. Imediatamente, Joaquim perguntou: “É você? Vitor?”. Ao tempo que Vitor perguntou se era Júnior. Depois disso, os dois se abraçaram por um longo tempo e choraram.

“Eu tive esse privilégio de encontrá-lo depois de 15 anos. O último momento que nos encontramos foi em 2009, no enterro de nosso pai. Foi um momento de tristeza, mas graças a Deus nos reencontramos depois de muita busca minha por ele”, contou Joaquim.

O Catafolia, local em que os dois se reencontraram, foi uma das duas bases de apoio montadas pela Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre) para catadores de materiais recicláveis e reutilizáveis. Durante o Carnaval, para cada espaço, foram disponibilizadas 400 vagas por dia pela Prefeitura. Na estrutura, os catadores tinham acesso a café da manhã, lanche da manhã, almoço e lanche da tarde, além de sanitários químicos e atendimento médico.

A história de Vitor é marcada por muitos altos e baixos. Filho de Joaquim Donato e de Ana Paula Silva, ele foi criado por uma tia, pois a sua mãe morreu após o parto e o pai não quis cuidar do filho, história muito parecida com o enredo da novela Renascer, obra de Benedito Ruy Barbosa, que atualmente está sendo reexibida, com nova roupagem.