Abstenção no Enem 2025 fica em 27% e mantém média dos últimos anos

Taxa de abstenção do Enem 2025 é semelhante à de 2024; gabarito oficial será divulgado na próxima quinta-feira (13)

A taxa de abstenção do Enem 2025 ficou em 27%, percentual semelhante ao do ano passado (26,6%) e inferior aos índices de 2023 (28,1%) e 2022 (28,3%).

Segundo o ministro da Educação, Camilo Santana, o número de participantes cresceu em relação às edições anteriores. Mais de 4,8 milhões de candidatos estavam inscritos para a prova. Ao todo, 3.240 pessoas foram eliminadas por diferentes irregularidades durante a aplicação.

“Foram casos de participantes que não seguiram as orientações dos fiscais, utilizaram materiais impressos, deixaram o local antes do horário permitido, portaram equipamentos eletrônicos ou saíram com o caderno de questões antes do prazo mínimo de 30 minutos para o fim da prova”, explicou o ministro.

Camilo Santana informou ainda que o gabarito oficial do primeiro dia será divulgado na próxima quinta-feira (13). O exame foi aplicado em 1.805 municípios e contou com o apoio de mais de 300 mil pessoas envolvidas na organização.

O ministro avaliou positivamente o tema da redação, que abordou “as perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira”. Para ele, o assunto reflete uma questão relevante do cenário atual.

A professora baiana Cristiane Tosta, formadora do Instituto Anísio Teixeira (IAT), órgão vinculado à Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC), antecipou o tema da redação do Enem 2025. Em uma transmissão ao vivo realizada em 16 de outubro, no programa Resenha Terceirão, Cristiane sugeriu que a prova poderia abordar questões relacionadas aos idosos.

Compartilhe esta notícia

Acessar o conteúdo