A um passo de vencer eleição nos EUA, Trump declara vitória em discurso a apoiadores

Trump enfatizou que a vitória nas urnas lhe conferiu um “grande sentimento de amor” e um “mandato poderoso” da nação

Em seu primeiro discurso após projeções indicarem sua vitória nas eleições presidenciais dos Estados Unidos, nesta quarta-feira (6/11), Donald Trump afirmou que sua eleição marca o início de uma “nova era de ouro” para o país. O republicano falou por cerca de 20 minutos em West Palm Beach, Flórida, um estado que, no pleito atual, se consolidou como um bastião do partido dele.

“É hora de deixar as divisões para trás. É hora da união”, declarou Trump, ressaltando a importância da reconciliação nacional após um período de polarização política. O ex-presidente classificou sua vitória como uma “vitória política sem precedentes”, ainda que o resultado oficial da eleição não tivesse sido anunciado.

Trump enfatizou que a vitória nas urnas lhe conferiu um “grande sentimento de amor” e um “mandato poderoso” da nação. Ele afirmou ter vencido tanto no Colégio Eleitoral quanto na maioria dos votos populares, destacando ainda o controle do Senado, que ele afirmou ter sido “memorável”. “Nós retomamos o controle do Senado. O número de vitórias no Senado foi memorável. Vocês terão ótimos senadores. E parece que vamos manter o controle da Câmara dos Representantes”, completou.

Durante o discurso, o ex-presidente também fez questão de destacar o apoio de Elon Musk, bilionário e uma de suas figuras de maior apoio na campanha, a quem chamou de “nova estrela”. “Agradeço ao meu grande amigo Elon Musk, uma nova estrela que surgiu para o país”, disse Trump, referindo-se ao empresário como uma força positiva em sua jornada política.

Trump foi ovacionado por seus apoiadores à medida que os resultados começaram a indicar sua liderança em estados-chave como Pensilvânia e Carolina do Norte. O evento, que começou com um clima de euforia, contou com a presença de diversas figuras próximas ao ex-presidente, incluindo seus filhos Eric e Donald Trump Jr., sua esposa Melania Trump, e o CEO do UFC, Dana White. A única exceção em termos de etnia no palco foi Usha Vance, esposa do vice-presidente eleito J.D. Vance, cujos pais são de origem indiana.

Ao longo do discurso, Trump não fez menção à sua adversária na corrida presidencial, Kamala Harris. J.D. Vance, que se pronunciou brevemente durante o evento, tratou a vitória de Trump como “a maior reviravolta política da história dos EUA”, ao que o ex-presidente respondeu com uma brincadeira: “Vance foi uma boa escolha”.

O evento na Flórida terminou em um clima de celebração, com apoiadores comemorando a vitória de Trump entre petiscos e chocolates, em uma atmosfera de entusiasmo crescente conforme os resultados parciais eram divulgados.

Compartilhe esta notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *