Esquema fraudava exames de habilitação de condutores e as vistorias de veículos
Foi publicada no Diário Oficial (DOE) desta quinta ( 24) a exoneração do coordenador técnico da 10ª Ciretran, em Barreiras, Valdeci Marques de Souza Filho, e o coordenador de Habilitação da unidade, David William Oliveira de Santana.
O Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran) explicou, por meio de nota, que o afastamento dos servidores foi necessário para não atrapalhar as investigações coordenadas pelo MP-BA. Porém, os dois responderão a processos administrativos, instaurados pela Corregedoria do órgão.
Valdeci e David são suspeitos de envolvimento em um esquema criminoso relacionado à adulteração de resultados de provas e à emissão fraudulenta de documentos ligados à habilitação de condutores e à circulação de veículos no departamento de trânsito.
A exoneração dos suspeito é um desdobramento da Operação “Fraus Omnia”, deflagrada pelo Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA), através do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco).
Na última quarta-feira (23), seis mandados de busca e apreensão foram cumpridos e foram apreendidos R$ 282.950 em espécie; cheques no valor de RS 14.220, um celular, um caderno com anotações diversas além de um carimbo e dois extratos bancários.