Do jeito que o povo gosta: 1° semestre terá três feriadões emendados que podem virar até seis dias de folga

Segundo semestre também contará com feriados prolongados

Natural de São Domingos, no interior da Bahia, Ivana Simões, 25 anos, mudou-se para Salvador em 2017 para estudar. Fez cursinho pré-vestibular, ingressou no curso de Farmácia da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) e, atualmente, faz mestrado docente no programa de pós-graduação de ciências farmacêuticas da mesma instituição. Já são oito anos na capital baiana, mas o coração ainda é são dominguense. É por isso, aliás, que os feriadões são motivo de alegria para a farmacêutica. Neste semestre, dois feriados emendados podem virar quatro dias de folga, do jeito que Ivana – e todo mundo – gosta.

O mais próximo tem início no dia 18 de abril, com a Sexta-Feira da Paixão, que faz memória a crucificação de Jesus Cristo. A notícia boa é que o feriado de Tiradentes, mártir da Inconfidência Mineira, é celebrado na segunda-feira seguinte, no dia 21. Ou seja, o feriadão pode contar com quatro dias de folga. Quem trabalha no domingo pode garantir o dia de descanso já que é Domingo de Páscoa.

Já o segundo é no mês de junho e pode garantir seis dias de folga. Isso porque a quinta-feira que antecede o feriado de São João é feriado de Corpus Christi, no dia 19. Oficialmente, o feriado junino é comemorado no dia 24, mas as festas juninas de algumas cidades começam antes. Caso das comemorações de Santo Antônio de Jesus, no Recôncavo da Bahia, que vão exatamente de 19 a 24 de junho.

Ivana viajará nos dois feriadões. “Os feriados são as oportunidades de ter tempo para rever a família e amigos. Chega deu um alívio ver as datas”, disse. A programação, aliás, começa muito antes dos feriados. “A gente já começa o ano conferindo os feriadões, né? Quando estava na graduação, a primeira preparação era ver se as provas estavam próximas das datas do feriadão, agora, no trabalho, é tentar organizar as demandas para que no feriado esteja o mais leve possível para viajar”, disse.

Cerca de 270 quilômetros separam São Domingos de Salvador. Para chegar à cidade natal, Ivana faz 5 horas de viagem. Para garantir à ida, ela costuma comprar a passagem duas semanas antes porque só tem uma linha de ônibus que sai da capital para o município. Uma outra opção é pegar os famosos “ligeirinhos”, carros que fazem o trajeto. “É que nem no ônibus, tem que garantir a vaga umas duas semanas antes porque como é carro normalmente são poucas vagas. A vantagem é que eles pegam na sua casa aqui, em Salvador, e deixam na casa do interior”, explicou.

O irmão de Ivana, Inácio Ferreira, 30, também mantém a tradição de retornar à cidade natal nos feriados. Na Semana Santa, o técnico de produção e controle viajará um dia antes do feriado, no dia 17 de abril, para evitar o trânsito na Sexta-Feira da Paixão. “Já é tradição ir para o interior nos feriados visitar a família. (Os feriados prolongados) melhoram porque ir para chegar em um dia e voltar no outro cansa mais do que relaxa. Com os feriados, são mais dias de descanso”, disse.

Já Camila Ferreira, 27 anos, vai passar, pela primeira vez, o feriado da Sexta-Feira de Paixão longe de Salvador, motivada por Tiradentes na segunda. “Eu até pensava em viajar na sexta-feira de manhã, mas teria que voltar cedo no domingo para trabalhar no dia seguinte. Por isso, sempre desisti. Neste ano, vou ter a chance de passear sem me preocupar com o trabalho”, disse. A estudante de Educação Física vai para Lençóis, na Chapada Diamantina.

Além dos feriadões de Sexta-Feira da Paixão, Tiradentes, Corpus Christi e São João, ainda há outro feriado que pode garantir folga prolongada. Trata-se do feriado do Dia do Trabalhador, comemorado no dia 1º de Maio, uma quinta-feira.

O segundo semestre também contará com feriados prolongado. O Dia da Consciência Negra (20 de novembro), o Natal (25 de dezembro) e o Ano Novo (1º de janeiro de 2026) cairão em quintas-feiras, o que também facilita a combinação com o final de semana. As vésperas, 24 e 31 de dezembro, respectivamente, terão ponto facultativo após as 13h.

Compartilhe esta notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo