Papa tem noite tranquila, mas quadro permanece crítico

Papa está internado há 13 dias com pneumonia bilateral

O Papa Francisco passou mais uma noite tranquila no Hospital Policlínico Agostino Gemelli, em Roma, onde está internado desde 14 de fevereiro devido a uma pneumonia bilateral. A informação foi divulgada pela Santa Sé em boletim médico na manhã desta quarta-feira (26).

“O Papa teve uma noite tranquila e está descansando. Não houve episódios respiratórios agudos, e os parâmetros hemodinâmicos permanecem estáveis. Os médicos mantêm um prognóstico ‘cauteloso’”, afirmou o Vaticano.

Apesar da estabilidade, o quadro clínico do pontífice, de 88 anos, segue crítico. Além da pneumonia, Francisco apresenta “insuficiência renal inicial leve e precoce”, que está sob controle. Ele também recebeu transfusões de sangue após exames apontarem baixa contagem de plaquetas, essenciais para a coagulação, associada a um quadro de anemia.

Inicialmente, o Papa foi internado com um diagnóstico de bronquite, que evoluiu para uma infecção polimicrobiana nas vias respiratórias. Na última terça-feira (20), uma tomografia revelou a pneumonia bilateral. Desde então, ele tem sido monitorado de perto pela equipe médica.

Ainda não há previsão de alta. De acordo com a Santa Sé, a internação durará o “tempo necessário” para que Francisco possa retornar ao Vaticano em segurança. Uma das principais preocupações dos médicos é que os germes das vias respiratórias se espalhem para a corrente sanguínea, podendo causar sepse – uma reação generalizada do corpo a uma infecção.

Esta é a quarta hospitalização de Francisco em quatro anos – e a mais longa até o momento. A primeira ocorreu em julho de 2021, quando o pontífice foi submetido a uma cirurgia para tratar uma diverticulite. A segunda foi em março de 2023, devido a uma bronquite infecciosa, e a terceira, em junho do mesmo ano, por risco de obstrução intestinal.

Apesar do quadro de saúde delicado, o Vaticano informou que o Papa mantém o bom humor e continua cumprindo agendas no hospital. Na terça-feira (25), Francisco recebeu a Eucaristia pela manhã, trabalhou durante a tarde e, à noite, realizou uma tomografia computadorizada programada para monitorar a pneumonia bilateral.

O pontífice também pediu desculpas por não ter participado da oração do Ângelus no último domingo, demonstrando preocupação com os fiéis mesmo durante a internação.

Compartilhe esta notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo