Vídeo: Conheça a ‘Vovó do Tráfico’, idosa de 60 anos que lidera uma das facções mais perigosas do Brasil

Além da Vovó do tráfico, sua filha Sandra da Silva também faz parte do grupo criminoso

 

Embora registrada como Solimar Lopes da Silva, de 60 anos, o envolvimento com o crime organizado e seu alto grau de periculosidade fizeram com que ela fosse conhecida como a “Vovó do Tráfico”.

Apontada como líder da facção Bonde dos 40, organização criminosa fundada em São Luís, Maranhão, e considerada uma das mais perigosas do Brasil, Solimar foi presa na sexta-feira (10) durante uma operação da Polícia Civil do Piauí.

Na mesma ação, a filha dela, Sandra da Silva Diniz, também foi capturada. Ambas já haviam sido presas em abril de 2024, por envolvimento com o tráfico de drogas. As duas foram localizadas na zona sul de Teresina, capital piauiense.

De acordo com o delegado Charles Pessoa, coordenador do Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), Solimar tinha um papel estratégico dentro da facção.

“Aprofundamos as investigações e desarticulamos uma célula responsável por arrecadar uma espécie de mensalidade, conhecida como ‘caixinha’, cobrada dos membros do Bonde dos 40. Solimar, a ‘Vovó do Tráfico’, era uma peça-chave, responsável por arrecadar e gerenciar esses pagamentos”, afirmou o delegado.

Apesar de sua origem no Maranhão, o Bonde dos 40, que já foi aliado ao Primeiro Comando da Capital (PCC), também exerce forte influência no estado do Piauí, consolidando sua atuação em diferentes regiões do Nordeste.

 

Compartilhe esta notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo