Governo da Bahia assina contrato de novo empréstimo de até US$ 150 milhões para Ponte Salvador-Itaparica

O Governo do Estado da Bahia firmou, nesta quarta-feira (11), um contrato de financiamento junto ao Banco de Desenvolvimento da América Latina e do Caribe (CAF), prevendo um empréstimo de até US$ 150 milhões para a recuperação e duplicação do trecho da BA-001, que conecta Nazaré das Farinhas à Ponte do Funil, em Itaparica, e faz parte das obras complementares do Sistema Viário Integrado da Ponte Salvador-Itaparica.

De acordo com o contrato, parte dos recursos também será destinada ao financiamento parcial de contribuições ao Fundo de Garantia de Aporte da Ponte (FGAP). O secretário da Fazenda, Manoel Vitório, explicou que a relação com a CAF é parte de uma etapa estratégica, de diálogo com agências de fomento, para garantir que a ponte seja uma realidade.

“A construção de uma obra de tanto impacto, como é a Ponte Salvador-Itaparica, demanda um planejamento financeiro adequado. Dentro do cronograma do que estamos aportando de recursos, as conversas com órgãos multilaterais, com agências de fomento, fazem parte. Então, é um valor significativo, mas é uma parte do planejamento financeiro que já está desenhado, garantido, para que a ponte Salvador-Itaparica seja uma realidade”, destacou.

O projeto busca oferecer uma solução logística eficiente e resiliente às mudanças climáticas e inclusão social e financeira. A ponte Salvador-Ilha de Itaparica, elemento central do Sistema Viário, será construída com base em rigorosos critérios de sustentabilidade e resiliência ambiental.

A execução do projeto será realizada no âmbito de uma parceria público-privada (PPP). O Sistema Viário Salvador-Ilha de Itaparica contempla os seguintes trechos:

Trecho 1 – Acessos viários em Salvador;
Trecho 2 – Ponte Salvador-llha de Itaparica;
Trecho 3 – Chegada da Ponte à llha de Itaparica;
Trecho 4 – Nova Variante Rodoviária (Desvio de Mar Grande) a ser construída na llha de Itaparica;
Trecho 5 – Recuperação e ampliação de Trecho da BA-001 existente, desde a Nova Variante Rodoviária (Desvio de Mar Grande), nas proximidades de Cacha Prego, cabeceira da Ponte do Funil.

O contrato de financiamento do projeto inclui medidas de mitigação ambiental e social. Elas serão adotadas para reduzir os impactos do empreendimento, respeitando as salvaguardas ambientais do CAF e as normas ambientais vigentes no estado e no país.

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